Quinta-feira, 27 de Junho de 2019
CRESCIMENTO

IESP anuncia plataforma de Ensino à Distância e projeto para Ensino Superior

Com cinco campi, o Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP) atua na formação, e especialização dos profissionais da área no Amazonas



WhatsApp_Image_2018-07-26_at_16.42.54.jpeg Foto: Divulgação
26/07/2018 às 17:30

Até o final deste ano, o Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), implantará uma plataforma própria de Ensino à Distância e dará início a projetos para a criação do Instituto de Ensino Superior para oferta de cursos de Graduação e obtenção da ISO 9001.

As novidades foram reveladas nesta quinta-feira (27) pelo diretor-geral do IESP, coronel Francisco Bergson Pereira da Silva, durante a solenidade de aniversário, realizada no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona Centro-Oeste de Manaus, em alusão aos 11 anos de criação do Instituto.

“Entre os projetos estratégicos que estão sendo desenvolvidos está o que pretende tornar o IESP, em torno de três anos, em um Instituto de Ensino Superior; o relacionado à área de gestão para implantarmos a ISO 9001 e o projeto do IESP Virtual de Ensino à Distância, com operacionalização ainda este ano. Atualmente, utilizamos a plataforma da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), porém queremos ter a nossa própria plataforma com um portfólio de cursos de acordo com a demanda das corporações e peculiaridades locais”, disse o coronel Francisco Bergson.

A secretária-executiva da SSP-AM, delegada Juliana Gomes Tuma, que no evento representou o secretário de Segurança Pública, coronel Anézio Paiva, ressaltou a importância do Instituto para a capacitação dos servidores da segurança pública no Amazonas. “É fundamental para o fortalecimento da Segurança Pública porque é a partir da capacitação e constante atualização dos policiais é que vemos o trabalho bem desenvolvido à população”, disse.

O secretário-executivo da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) da SSP-AM, delegado Herbert Ferreira Lopes, definiu o IESP como “imprescindível para o sistema de segurança pública”.

“Porque hoje o policial tem que ser treinado e aperfeiçoado e o Iesp é quem fornece os meios e toda a estrutura física para aperfeiçoar a atividade-fim”, salientou.

Durante a solenidade, foram entregues 267 diplomas de colaborador emérito em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Iesp por professores, instrutores, servidores e autoridades civis e militares.

Capacitação

O IESP foi criado através da Lei Delegada nº 64 de 04 de maio de 2007, e tem por finalidade prover de forma unificada, a formação, o aperfeiçoamento e a especialização dos profissionais de Segurança Pública.

Segundo o diretor-geral da IESP, coronel Francisco Bergson Pereira da Silva, de 2008 a 2018, foram capacitados 63.665 servidores públicos, entre eles, 37.448 da Polícia Militar, 16.622 da Polícia Civil, 3.980 do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e 5.615 dos demais órgãos da Administração Pública.

Atualmente, o IESP possui em sua estrutura cinco Campi de Ensino: Campus I, que dá apoio pedagógico à formação de oficiais da Polícia Militar, o Campus II, com a missão de formar e capacitar policiais civis, o Campus III que apoia a formação de soldados e praças da Polícia Militar, o Campus IV, com apoio pedagógico forma oficiais e praças do Corpo de Bombeiros Militar e o Campus V, que tem como principal atribuição à capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais de Segurança Pública através do ensino à distância (EAD) com a plataforma da Senasp.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.