Publicidade
Cotidiano
Notícias

iGreen:Sistema espanhol usado por empresas para combater desperdício chega ao AM

Tecnologia desenvolvida pela espanhola Euroconsult, cujo suporte é o software iGreen,  identifica corretamente as causas de maior pressão no consumo de energia 16/11/2013 às 19:08
Show 1
Carlos e Andrés, executivos da Euroconsult miram o mercado local
Adan Garantizado Manaus (AM)

Reduzir os custos com energia elétrica tem sido um dos grandes desafios da indústria nos dias de hoje. Um sistema da empresa espanhola Euroconsult, que está chegando a Manaus, pretende ajudar grandes, pequenas e médias corporações a gerir melhor sua energia, sem afetar o desempenho das mesmas.

O sistema chamado iGreen consiste em um software que faz um diagnóstico detalhado do consumo elétrico do local. As informações do iGreen são captadas por equipamentos medidores de amperagem e voltagem que a Euroconsult acopla nas caixas de energia de seus clientes. Todos os dados são armazenados em uma “nuvem” e podem ser acessados de variados locais.

O objetivo do aplicativo é identificar os “picos” elétricos (que podem acontecer quando uma grande máquina é ligada ou quando a energia retorna após ter sido interrompida, por exemplo) e impedir que eles aconteçam. “É durante os picos que o valor do consumo aumenta. Quando o identificamos o problema, temos condições de diminuir o valor do consumo sem necessariamente reduzí-lo”, contou o administrador da Euroconsult no Brasil, Carlos Henrique de Souza Dias.

A economia com o iGreen pode chegar até 30%, dependendo do tamanho do empreendimento. Alguns hotéis e shoppings na Espanha, empresas de engenharia do Panamá e a Telefonica, no Chile, já utilizam o sistema. Para os executivos da Euroconsult, Manaus tem um potencial muito grande de mercado e por isso foi escolhida como a primeira cidade brasileira onde os serviços do iGreen serão oferecidos. “O Distrito Industrial tem um potencial muito grande. Temos condições de melhorar o desempenho energético das empresas presentes aqui. O investimento realizado pela empresa na aquisição do sistema é recuperado em no máximo 12 meses”, afirmou o diretor geral da Euroconsult no Brasil, Andrés Álvarez Wurtenberger.

A Euroconsult possui diversas ramificações de atuação e mantem um escritório em São Paulo há quatro anos. No Brasil, a empresa já realizou serviços de tecnologia e de infra-estrutura. Em Manaus, a empresa foi responsável pelo levantamento das condições de integridade dos pilares que sustentam a ponte Rio Negro. “Éramos a única empresa no país que dispunha de tecnologia suficiente para executar este serviço”, relembrou Carlos Henrique Dias. Com a entrada no ramo de energia elétrica a partir de Manaus, a empresa pretende ampliar seus horizontes.

Contatos

Os interessados em conhecer o sistema iGreen e os serviços oferecidos pela Euroconsult podem entrar em contato com a empresa através do email euroconsultdo

brasil@euroconsult.es. A empresa também possui um site em português, o http://www.euroconsult.pt/, onde é possível visualizar alguns dos trabalhos desenvolvidos pela companhia no mundo inteiro.

Publicidade
Publicidade