Quarta-feira, 24 de Julho de 2019
Debates

II Mostra de Direitos Humanos LGBT é realizada hoje (20) em Presidente Figueiredo

Evento visa construir uma consciência social crítica por meio de debates, obras cênicas, mostra acadêmica, oficinas e fotografias da causa



IMG0008199625.JPG Foto: Antônio Lima / Arquivo AC
20/05/2016 às 12:44

No quinto e penúltimo dia da II Mostra de Direitos Humanos de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais (DH-LGBT), os debates sobre a importância na luta contra todos os preconceitos que permeiam o universo LGBT estão acontecendo em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus). A programação do evento na “terra das cachoeiras” iniciou às 8h e segue até às 19h, na unidade da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no município.

De manhã houve abertura de exposição fotográfica e às 15h haverá um debate sobre “pacto federativo, combate e enfrentamento a LGBT fobia da Universidade”. Além disso, às 16h30 terá exibição do filme Dzi Croquetes e às 19h o evento se encerra com a mostra cênica: Espetáculo Hipo Crise (Coletivo Akasha). Ao longo do dia também haverá diversas rodas de conversas.

De acordo com o coordenador geral da II Mostra de Direitos Humanos LGBT, Fran Marthins, o evento, que começou no último dia 16, tem por objetivo construir uma consciência social crítica por meio de debates, obras cênicas, mostra acadêmica, oficinas e fotografias da causa, dando desta forma visibilidade a população LGBT do Amazonas.

A mostra, conforme Fran, surgiu em 2015 na Escola Superior de Arte e Turismo (Esat-UEA) para tentar suprir a falta de espaço para diálogo de reflexão e divulgação de pesquisas sobre o universo LGBT a sociedade em geral. “O festival é de extrema importância, especialmente para a população LGBT, que sofre por uma demanda de evento político que de fato trabalhe a causa social”, disse.

A II Mostra de Direitos Humanos LGBT, realizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceira com o Fórum LGBT, também faz parte das comemorações do Dia Internacional de Enfrentamento a LGBT Fobia, celebrado no dia 17 de maio.

O Evento se encerra nessa sexta-feira (20), na na Esat-UEA, localizada na avenida Leonardo Malcher, bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul. Entre a programação está às oficinas de Vogue dance e Stiletto dance, às 10h; e de Criação de Drag Queer, às 14h. Encontro de casais LGBT, às 16h; oficina sobre estigmatização do preservativo na relação sexual, às 19h; e mostra cênica: Persona, face dois, às 20h.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.