Quinta-feira, 24 de Junho de 2021
Dia do Livro

Imprensa Oficial comemora Dia do Livro doando mais de 340 exemplares para biblioteca da Ouvidoria da SSP

De acervo institucional e histórico à produção de serviços editoriais e e-books, o livro faz parte do passado, do presente e do futuro da autarquia estadual



WhatsApp_Image_2021-04-23_at_15.07.49_BD039E8B-753A-436C-B545-4EEE08DD3B6E.jpeg Foto: Divulgação
23/04/2021 às 15:15

Produto intelectual para difusão do conhecimento e do pensamento, o livro é uma ferramenta de transformação social e gera impulso para mudança de uma realidade. No Dia do Livro, comemorado nesta sexta-feira (23/04), a Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) homenageia este instrumento do saber e compartilha iniciativas que buscam ampliar o acesso ao livro para todos.

Uma dessas ações é a doação de 349 exemplares de livros do Centro de Documentação e Memória (CDM) da IOA para a biblioteca da Ouvidoria-Geral da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que está sendo construída a fim de levar conhecimento, aprendizado e lazer para diversos públicos, entre servidores, lideranças comunitárias e conselheiros da área de segurança pública.



“Eu sou um apaixonado pela educação e, para mim, não há patrimônio maior do que o conhecimento. Por isso, dentro da Ouvidoria, sentimos a necessidade de criar esse espaço literário e bibliográfico para ajudar na formação dos nossos conselheiros da segurança, que são pessoas da periferia, às vezes de origem humilde, e com intuito de enriquecer o vocabulário e o estudo deles”, ressaltou o ouvidor-geral da SSP, João Cezar Ferreira Maciel.

Dentre os livros doados para a futura biblioteca da SSP estão obras que contemplam os gêneros de Administração, Direito, Políticas, Negócios, Saúde, Psicologia, Engenharia, Ciências Sociais, Economia, Filosofia, História, Literatura, Informática, Artes, Educação, Matemática, Dicionários e Manuais, Artesanatos, Didáticos e Infantis. 

As obras têm autoria de escritores como Mário Quintana, Oscar Wilde, Euclides da Cunha, Woody Allen, Luis Fernando Veríssimo, Maria Cecilia C. Mello Rosner e Millôr Fernandes, além do amazonense Mário Ypiranga Monteiro. “Esses livros também nos foram doados e estamos ‘redoando’ para que possam atingir seu objetivo de levar conhecimento, entretenimento e cultura para o nosso povo. Estavam parados e agora vão ter uma utilidade”, explicou o diretor-presidente da IOA, João Ribeiro Jr.

O apoio da IOA na iniciativa de construção da biblioteca da Ouvidoria da SSP foi enaltecido por João Cezar. “A leitura é extremamente prazerosa, o livro relaxa, faz você viajar, transporta você para momentos de equilíbrio. Confio no livro, na educação transformadora. É uma oportunidade que a Imprensa Oficial e o doutor João estão nos dando de ajudar a transformar pessoas através da cultura, da leitura e da educação”, disse o ouvidor-geral da SSP.

Documentação e Memória

De acervo institucional e histórico à produção de serviços editoriais e e-books, o livro faz parte do presente, do passado e do futuro da Imprensa Oficial. O Centro de Documentação e Memória (CDM), setor criado em 2020 com o intuito de gerir os acervos institucionais, foi essencial para a valorização do livro dentro da instituição.

“Antes os livros eram só acumulados, não havia tratamento, higienização, era mais um depósito. Buscamos identificar todos, fazer uma listagem geral por autor, título, ano, gênero e aqueles que têm compatibilidade com o nosso perfil institucional da IOA continuariam incorporados ao acervo, e os outros, que não ‘casavam’, seriam doados”, explicou a coordenadora do CDM, Hemmilys Maia.

Agora, segundo Hemmilys, as obras doadas para a biblioteca da Ouvidoria da SSP vão servir na promoção do conhecimento literário e da educação do Amazonas. “Vão fazer parte desse espaço literário para servidores e como treinamento dos conselheiros de segurança que representam as comunidades em cada zona da cidade. No futuro, também queremos ampliar a consulta e o empréstimo de livros também para nossos servidores da IOA”, disse.

Serviços editoriais

A própria produção do conhecimento literário também entrou no rol das principais atividades desenvolvidas pela IOA, além do Diário Oficial do Estado e da produção gráfica. A partir de 2020, serviços editoriais como criação de projeto gráfico para obras literárias, diagramação de livros e design de produtos editoriais passaram a ser disponibilizados. Tudo desenvolvido e produzido por profissionais especializados dentro do quadro de servidores da autarquia.

“Os serviços editoriais da Imprensa Oficial foram pensados para ajudar a divulgar a literatura regional do Amazonas, revelar novos escritores e expandir o conhecimento literário e a cultura da população. Até o momento publicamos o Compêndio de Normas Coronavírus/Covid-19, livro que reúne a legislação do Amazonas no combate à pandemia, e estamos finalizando a Constituição Federal e Estadual”, explicou a gerente de serviços editoriais da IOA, Daniela Cavalcante. 

O objetivo é, segundo Daniela, abrir editais públicos de fomento à cultura e a produção do conhecimento literário para impulsionar novos escritores amazonenses a publicar seus livros e obras.

“Já temos, inclusive, parcerias com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) para fazermos projeto gráfico e diagramação de diversas obras. Tudo com a missão de difundir a literatura do Amazonas”, disse.

Imprensa Oficial

A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) é uma autarquia estadual com 128 anos de história, responsável pela publicação do Diário Oficial Eletrônico do Estado do Amazonas (DOE) e por serviços gráficos e editoriais para órgãos da Administração Pública estadual. Para contratar serviços gráficos e editoriais na IOA, basta entrar em contato pelo (92) 2101-7500 e pelo e-mail atendimento@imprensaoficial.am.gov.br.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.