Terça-feira, 19 de Novembro de 2019
HISTÓRIA EM CHAMAS

Incêndio atinge parque arqueológico com pinturas rupestres de 11 mil anos no Pará

Fogo começou no sábado (5) e destruiu parte da área conhecida como Serra da Lua, um dos sítios arqueológicos do parque estadual de Monte Alegre



Untitled__13__0DD8D21C-DE02-47E6-B81D-C80E7627D39C.jpg Foto: Reprodução / Ideflorbio
07/10/2019 às 09:18

Uma equipe de militares do Corpo de Bombeiros Militar de Santarém, na região oeste do Pará, foi deslocada para o município de Monte Alegre na manhã deste domingo (6), para ajudar no combate ao incêndio que atinge o Parque Estadual de Monte Alegre, distante 1 mil quilômetros da capital, Belém. O fogo começou nesse sábado (5) e destrói parte da área conhecida como Serra da Lua, um dos sítios arqueológicos do parque estadual. 

As equipes no local estão fazendo um levantamento para saber a dimensão da área atingida e ter uma noção do alcance do fogo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas estão em progressão mais lenta, já que está contra o vento, o que favorece a ação das equipes de combate. Ainda na tarde de domingo (6), um segundo grupo de militares foi deslocado de Santarém, levando mais equipamentos.



Monte Alegre

O município de Monte Alegre, que fica a cerca de 3h30 em viagem de balsa de Santarém, é conhecido pelo seu potencial arqueológico. O Pema pertence à Área de Proteção Ambiental (APA) Paytuna e abriga 15 sítios arqueológicos, que conservam artes rupestres. O sítio Serra da Lua possui cerca de 200 metros de pinturas em tons amarelos e vermelhos na Serra do Ererê. O Parque pertence à Área de Proteção Ambiental Paytuna, e está sob a gestão do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio). 

Esta época do ano na Amazônia é marcada por um verão rigoroso e pelo ressecamento da vegetação baixa, o que contribui para que as chamas se propaguem. Em outubro de 2017, outro incêndio de grandes proporções atingiu o território da Serra da Lua, levando mais de sete dias de esforços para que o fogo fosse combatido.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.