Publicidade
Cotidiano
Notícias

Incêndio supostamente criminoso atinge lixão em Parintins

Bombeiros combatem fogo desde ontem. Vídeo mostra supostos causadores do sinistro saindo do local com combustível. É o terceiro incêndio no lixão em um mês 09/11/2015 às 16:10
Show 1
Bombeiros combatem incêndio no lixão de Parintins
VINICIUS LEAL Manaus

VEJA IMAGENS ASSISTA VÍDEO

Um incêndio supostamente criminoso atingiu o lixão do município de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, desde a noite de domingo (8) e vem sendo combatido pelo Corpo de Bombeiros até esta segunda-feira.

O lixão fica no perímetro urbano, próximo a uma unidade da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). “Foi um grande incêndio. Não sei quando começou, mas fomos acionados ontem, por volta das 17h30”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros de Parintins, tenente Francisco Rabelo Tananta. “Iniciamos ontem e retomamos hoje pela manhã. Agora não tem mais focos de incêndio, só fumaça. Vamos retornar às 14h e ir até as 20h. Depois, só amanhã”, comentou o tenente.


Lixão fica no perímetro urbano, próximo a UEA. Divulgação

De acordo com o comandante, a suspeita é que incêndio seja criminoso. “São dois elementos que chegaram de moto. Eles foram flagrados, tiraram foto e vídeo (deles). Mas a prefeitura que está correndo com isso aí, com denúncia na delegacia e ação no Ministério Público”, informou o tenente. Apesar da suspeita de incêndio criminoso, até o momento ninguém foi preso.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Parintins informou que um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia do município e que às 16h de hoje o prefeito Alexandre da Carbrás deve se reunir com o delegado para pedir intensificação nas investigações.

Imagem mostra pessoas saindo do lixão com gasolina

A prefeitura confirmou que existe uma filmagem e fotos dos suspeitos saindo do lixão com um recipiente de combustível momentos antes do início do incêndio. “O prefeito falou que vai utilizar de todas as formas legais para tentar identificar e pedir punição dos responsáveis”, declarou a assessoria de imprensa do órgão.

Outros incêndios

No mês passado o lixão de Parintins foi atingido por outro incêndio, também supostamente criminoso. “No dia 2 de outubro foi a primeira vez que atuamos lá. Parou um pouco, mas só dia 23 conseguimos amenizar. Quase um mês. O pessoal da prefeitura ficou atuando lá, mas de noite não fica ninguém porque não tem iluminação”, afirmou o tenente Tananta.


Bombeiros combatem incêndio no lixão de Parintins

“Já é o terceiro em menos de um mês. Em todos os casos os bombeiros atestaram como incêndio criminoso”, disse a assessoria da prefeitura. “Desde o primeiro momento a prefeitura montou uma espécie de base, com caixa d’água, iluminação à noite. Um poço foi aberto caso os bombeiros precisassem abastecer”.

Ainda de acordo com a prefeitura, os causadores do incêndio vão ao local nos finais de semana, onde pouca gente circula no local. “É uma área bem grande. Só se colocasse uns dez homens por turno para vigiar aquilo ali. Lá tem um cercado, mas tem saída para um bairro e duas estradas. É muito difícil isolar a área”.

Publicidade
Publicidade