Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021
"Homicídio indisfarçado"

Indígena Yanomami é atropelado por avião de garimpeiros em aldeia

Edgar Yanomami, de 25 anos, não resistiu e morreu na hora. Presidente do Condisi-YY classificou o caso como homicídio indisfarçado e desprezível



unnamed__5__A04484FB-5323-4141-AF48-1E97D4FE325B.jpg Foto: Reprodução/Internet
30/07/2021 às 19:04

Edgar Yanomami, um jovem indígena de 25 anos, morreu após ser atropelado por um avião de garimpeiros, por volta de 14h30 de quarta-feira (28), em uma pista na comunidade Homoxi, Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A informação é do presidente do Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kuanna (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami, que comunicou, nesta sexta-feira (30), as autoridades sobre o caso.

"O Yanomami, de 25 anos, foi atropelado pelo avião dos garimpeiros. Ele estava encostado no mato [próximo da pista]. Morreu na hora, no local. O piloto, que tem o apelido de 'Marreco', fugiu no próprio avião que atropelou. Os próprios garimpeiros pegaram o corpo e levaram para uma outra comunidade isolada", disse Hekurari.



O presidente da Condisi-YY explica que, Homoxi é uma comunidade cercada pelo garimpo ilegal, e por conta disso, os indígenas acabam por viver no meio dos invasores. Conforme Hekuri, após o atropelamento, os garimpeiros ainda tentaram subornar os indígenas, oferecendo ouro para que eles não divulgassem nada sobre o caso.

Hekuri encaminhou um ofício relatando a morte do jovem e cobrando providências da Polícia Federal, Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami e Ye’kuana da Fundação Nacional do Índio (Funai), Polícia Civil, Ministério Público Federal, Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami e Secretaria Especial de Saúde Indígena.

"O indisfarçado e desprezível homicídio ocorrido na Região do Homoxi, ataca às mais sensíveis liberdades individuais do Povo Yanomami, numa franca estratégia deliberada e sistemática de silenciamento e intimidação desse povo que busca resistir à destruição do seu modo de vida pela invasão do seu território por garimpeiros ilegais”, reforçou.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.