Terça-feira, 03 de Agosto de 2021
Iniciativa

Indígenas atingidos pela cheia em Manacapuru são beneficiados com Auxílio Enchente

A Comunidade Guiribé, da etnia Apurinã, foi contemplada pela ação humanitária criada para contornar os efeitos sociais provocados pelo fenômeno das cheias



Manacapuru-Indigenas-Auxilio-Enchente-divulgacao-3-500x344_5D906E7D-337D-45CA-A4B5-99A6305E2516.jpg Foto: Divulgação
14/06/2021 às 17:37

O programa Auxílio Estadual Enchente do Governo do Amazonas também está beneficiando moradores de comunidades indígenas, afetadas pela cheia histórica dos rios da região. Em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), a Comunidade Guiribé, da etnia Apurinã, foi contemplada pela ação humanitária criada pelo governador Wilson Lima, em decorrência do agravamento dos efeitos sociais provocados pelo fenômeno natural.

Executado pela Defesa Civil do Estado e Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), em parceria com outros órgãos estaduais e as prefeituras, a iniciativa atendeu nove famílias que tiveram suas casas atingidas na comunidade. Para isso, assistentes sociais e técnicos do Governo estiveram no local na manhã do último domingo (13/06).



Localizado num dos afluentes do rio Miriti, o Guiribé conta com 18 famílias. A metade delas foi atingida pela cheia e se encontra em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.  É o critério para ter acesso ao benefício eventual de caráter provisório, no valor de R$ 300 em parcela única, destinado à compra de itens de primeira necessidade.

“O que nós enfrentamos nessa enchente a gente nunca esperava. Essa (cheia) foi das maiores, que até atingiu a nossa comunidade e outras comunidades dos parentes, que estão alagadas, como a Jatuarana.  A gente agradece em primeiro lugar a Deus, e segundo ao Governo que está se empenhando em ajudar toda a população manacapuruense”, disse o cacique Francisco de Souza Queiroz, o Campoari – Pássaro Guerreiro.

A secretária da Seas, Alessandra Campêlo, coordenou o início das entregas do Auxílio Estadual Enchente em Manacapuru no sábado (12/06). Durante a passagem pelo Guiribé, ela informou que durante a semana os técnicos que atuam no cadastramento e na distribuição dos cartões estarão na zona ribeirinha do município, atendendo agricultores familiares e ribeirinhos atingidos pela cheia.

“Por determinação do governador Wilson Lima, estamos levando o programa para as comunidades mais distantes. Isso só tem sido possível graças ao empenho dos servidores estaduais e municipais, envolvidos na execução do Auxílio Enchente”, concluiu Alessandra.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.