Sábado, 18 de Janeiro de 2020
Notícias

Indígenas protestam contra Portaria 303 da AGU durante manifestação em Manaus

Cerca de três mil manifestantes participaram de passeata no Centro da capital do Amazonas. Índios Saterê-mawé, Kokama, Apurinã, Cambeba e Mura participaram do  ‘Dia Nacional de Luta’



1.jpg Indígenas de cinco etnias participaram de manifestação em Manaus
11/07/2013 às 19:47

Membros de cinco etnias indígenas da Amazônia se reuniram no Centro de Manaus para protestar durante o ‘Dia Nacional de Luta’, na tarde desta quinta-feira (11). Eles se juntaram as cerca de três mil pessoas ligadas a movimentos sindicais que aproveitam a data para reivindicar, entre outras coisas, melhorias trabalhistas, na área da saúde e educação.

 Os indígenas protestavam contra a Portaria 303 da Advocacia Geral da Uniao (AGU), que dispõe sobre as terras indígenas. “Precisamos pedir respeito às etnias indígenas e as terras demarcadas.O governo está sendo incompetente em tratar com a causa indígena. Somos os verdadeiros donos da terra”, disse o Cacique Kokama durante o ato.



Os cerca de 100 indígenas se uniram a professores, membros da CUT, UNE, UBE, Sindicato das Assistentes Sociais, Sindicato dos Farmacêuticos do Amazonas, ativistas de movimentos sociais contra a mulher, a favor da legalização da maconha, a favor da vinda dos médicos cubanos para o Brasil, entre outros.

Os manifestantes se reuniram em três pontos do Centro e seguiram em passeata pela Avenida Eduardo Ribeiro, uma das principais vias da cidade.  Após a concentração – que começou às 15h no Paço Municipal, Largo de São Sebastião e Praça do Congresso –, a multidão seguiu de modo pacífico pelas ruas do centro em direção ao cruzamento das Avenidas Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro.  O contingente policial foi reforçado nas principais vias do centro de Manaus.

Manhã

No horário da manhã também houve manifestações. Vias do Distrito Industrial foram parcialmente interditadas e houve retenção no transito de veículos. A maior concentração de manifestantes aconteceu em frente à sede da Prefeitura Municipal, na Zona Oeste. Onde cerca de 600 pessoas, ligadas ao funcionalismo público se reuniram.

* Leia mais na edição impressa do Jornal A Crítica desta sexta (12)



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.