Publicidade
Cotidiano
Ciência e tecnologia

Inpa promove exposições sobre agrobiodiversidade da Amazônia

Atividades fazem parte da programação da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que este ano, no Amazonas, segue até dia 25 de novembro 26/10/2016 às 13:19 - Atualizado em 26/10/2016 às 13:21
Show inpa realizar  exposi  o de frutos amaz nicos em shopping da cidade
Uma das exposições é a da agrobiodiversidade da Amazônia (frutos e hortaliças), que contará, ainda, com degustação desses frutos (Foto: Divulgação)
Silane Souza Manaus (AM)

De hoje até amanhã, crianças e adultos que forem ao Manauara Shopping, na Zona Centro-Sul, poderão fazer “uma viagem pelo sistema solar”. É que nesse período acontecerão sessões gratuitas no planetário, uma estrutura inflável onde os participantes se sentam no chão e ao olhar para cima podem contemplar as características, as formas e as cores dos planetas em movimento. As sessões ocorrerão no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), no mezanino do piso Açaí, de 10h às 22h.

A atividade é promovida pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) com o apoio do projeto Sesc-Ciência do Serviço Social do Comércio (Sesc) e faz parte da programação da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). “É uma experiência interessante para jovens e adultos, pois proporciona de forma lúdica e dinâmica conhecimento dos astros, universo, galáxias, enfim, de todos os corpos celestes”, destacou a coordenadora de Tecnologia Social do Inpa, Denise Gutierrez.

Além das sessões do planetário, também haverá exposição de produtos com tecnologias sustentáveis, como os tijolos produzidos a partir de cascas de castanha e de açaí e as placas com maravalhas (sobras) de madeiras, além do Ecolágua, um filtro à base energia solar capaz de purificar águas de rios e igarapés. “São produtos ligados a tecnologia social, de baixo custo e de grande valor por se tratar de materiais de construção através do uso de resíduos que tem função importante na preservação ambiental”, pontuou Denise.

Outra atividade que fará parte do evento promovido pelo Inpa no Ecam é a exposição da agrobiodiversidade da Amazônia (frutos e hortaliças), que contará, ainda, com degustação desses frutos, às 15h e às 20h. Conforme a coordenadora de Tecnologia Social do instituto, uma equipe do Laboratório de Nutrição do órgão estará no local dando informações nutricionais sobre os frutos de forma a ajudar a valorizar a nossa agrobiodiversidade e a disseminar os resultados de pesquisas nessa área.

O Inpa também apresentará para as crianças, entre amanhã e sexta-feira, desta vez, no Amazonas Shopping, Zona Centro-Sul, o mundo dos insetos com uma exposição que recria o ambiente das beiras do igarapé com réplicas e informações sobre o ciclo de vida e ecossistemas aquáticos. “Teremos uma maquete reproduzindo todo o ambiente do igarapé em minúcia característica até de insetos que a gente pode não perceber a olho nu, mas que fazem parte do ecossistema”, ressaltou Denise Gutierrez.

Gratuitas

Todas essas atividades promovidas esta semana pelo Inpa nos shopping centers são gratuitas ao público em geral. No Amazonas Shopping, as ações serão realizadas de 27 a 28, no mezanino da Livraria Leituras, situada no segundo piso desse centro de compras.

Publicidade
Publicidade