Domingo, 16 de Maio de 2021
Curso gratuito

Inscrições abertas para curso gratuito sobre mercado de trabalho e empreendedorismo

O curso faz parte do Programa de Inovação e Empreendedorismo (PIE), e será oferecido gratuitamente a 1,4 mil alunos do ensino médio da rede pública de Manaus (AM), Joinville (SC) e Rio Claro (SP)



WhatsApp_Image_2021-03-15_at_16.29.38_D1E87419-7547-4FCD-A7D1-73D1322A9286.jpeg Foto: Divulgação
15/03/2021 às 16:37

 As habilidades do futuro e as possibilidades que a inovação e o empreendedorismo sustentável podem oferecer para quem está entrando no mercado de trabalho são os temas que jovens entre 15 e 17 anos, matriculados no ensino médio em escolas públicas de Manaus vão conhecer no curso extracurricular oferecido entre os meses de março e junho, em formato digital. 

Chamado de “Empreendedorismo em Profissões do Futuro”, o curso acontece entre março e junho, tempo no qual os estudantes participam de quatro oficinas digitais aprendendo sobre empreendedorismo, inovação, sustentabilidade e economia circular. Além das oficinas para os alunos, será oferecido um workshop para professores se capacitarem sobre inovação e empreendedorismo sustentável e possibilitar a abordagem desses temas em sala de aula. 



Em Manaus, o workshop para professores do ensino médio está marcado para o dia 25 de março, das 16h às 17h. Para participar, os interessados devem fazer inscrição prévia até o próximo dia 24 no link encurtador.com.br/jEKL8. A abertura oficial do programa ocorre no dia 1º de abril e a primeira oficina para alunos está marcada para o dia 8 de abril. Para participar, os estudantes devem se inscrever até o dia 7 de abril no link encurtador.com.br/xCJNU .

Com meta de atender quatro mil alunos e mil professores em três cidades, ao final do curso, os estudantes serão incentivados a desenvolver um projeto de negócio que gere renda de forma sustentável para a comunidade onde vivem. Uma banca de avaliadores irá analisar os projetos e o grupo vencedor será premiado com tablets. “Nossa ideia com esse projeto é apresentar aos estudantes, que começam a pensar em escolher uma profissão, quais são as habilidades do futuro e como podem construir negócios mais adaptados a um mundo mais sustentável e alinhados com o desenvolvimento sustentável”, explica Ana Carolina Xavier, especialista em Inovação e Sustentabilidade da NTICS Projetos. 

Para a Whirlpool, o patrocínio do curso está ligado a sua estratégia de ESG, que tem como um de seus pilares promover e patrocinar iniciativas sociais que apoiam educação, cultura e empreendedorismo. “O patrocínio ao Empreendedorismo em Profissões do Futuro está alinhado às nossas iniciativas na frente de ESG e reforça nosso compromisso com as comunidades das cidades onde estamos inseridos. Acreditamos no desenvolvimento da inovação e do empreendedorismo por meio da educação e seu impacto para a evolução da sociedade, e temos muito orgulho de participar desse projeto”, afirma Eduardo Vasconcelos, Diretor de Relações Institucionais na Whirlpool América Latina.

O curso “Empreendedorismo em Profissões do Futuro”, que faz parte do Programa de Inovação e Empreendedorismo (PIE), é apresentado pela Whirlpool e realizado pela NTICS Projetos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e ocorre também nas cidades de Joinville (SC) e Rio Claro (SP), cidades onde estão presentes as operações da Companhia. Mais informações sobre o PIE podem ser encontradas no site https://ntics.com.br/pie/ 

A iniciativa proporciona à comunidade escolar atividades alinhadas a metas de quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU). São eles: Educação de Qualidade (ODS 4); Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8); Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9); e Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11). No caso do ODS 4, por exemplo, uma das metas atendidas pelo PIE é a de levar projetos inclusivos e inovadores para alunos da escola pública.

Sobre a Whirlpool Corporation


A Whirlpool é a empresa líder mundial de utensílios para cozinha e lavanderia, com aproximadamente US $19 bilhões em vendas anuais, 78.000 funcionários e 57 centros de pesquisa de fabricação e tecnologia em 2020. A empresa comercializa as marcas Whirlpool, KitchenAid, Maytag, Consul, Brastemp, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e outras grandes marcas em quase todos os países do mundo. Informações adicionais sobre a empresa podem ser encontradas em whirlpoolcorp.com. Confira também nossas ações em ESG reportadas em nosso Relatório de Sustentabilidade aqui.

Sobre a NTICS Projetos


Há 19 anos a NTICS Projetos tem como premissa implementar projetos e soluções inovadoras que promovam o desenvolvimento sustentável no mundo. Hoje, com operações no Brasil, Estados Unidos e Europa, somamos mais de 1.000 projetos desenvolvidos e mais de 10 milhões de pessoas impactadas diretamente. Há três anos somos uma empresa signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e, com isso, aspectos sociais (S), governança (G) e a constante busca por soluções sustentáveis (E) norteiam nosso plano de negócios. Nossas unidades de negócios compreendem quatro eixos: Certificação para negócios sustentáveis; Desenvolvimento de projetos estratégicos com foco nos ODS, Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Inovação e Recursos Hídricos; Plataformas que integram todo o processo de governança, compliance e indicadores para projetos de responsabilidade social; e Consultoria para a criação de comitês de sustentabilidade e responsabilidade social. 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.