Publicidade
Cotidiano
Notícias

Inscrições para o Enem acontecem tranquilamente no AM

Estudantes começaram nesta segunda-feira (13) a luta por uma vaga em universidades públicas brasileiras. Exame Nacional será em outubro 14/05/2013 às 08:54
Show 1
Os candidatos ao Enem devem realizar suas inscrições por meio da Internet
Steffanie Schmidt ---

No primeiro dia de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Amazonas, o acesso ao site http://www.enem.inep.gov.br foi considerado tranquilo por usuários. Em todo o País, foram registradas 472.495 inscrições até às 18h30 desta segunda-feira (13). Somente nas três primeiras horas de funcionamento foram quase 300 mil cadastrados. O balanço por Estado ainda não tem prazo para ser divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Enem. Em 2012, o Amazonas teve 155.357 inscritos.

Para a estudante do ensino médio Alessandra Fernandes de Souza, 17, a estrutura montada, com passo a passo, no site dedicado ao Enem, facilitou na hora da formalização da inscrição. “Eu já tinha feito ano passado como ‘trainee’. Este ano tudo está melhor explicado. Eu não tive dificuldade alguma, nem com o acesso à página”, disse.

Caroline Felipe da Silva, 16, também disse não ter enfrentado problemas. Ansiosa pela liberação das inscrições, ela foi até uma lan house para efetivar a sua e disse não ter encontrado problemas de sobrecarregamento na página. “Estava tudo correndo normalmente. Preferi garantir no primeiro dia para ficar logo livre para me dedicar ao preparo para a prova”.

Em entrevista divulgada pela Agência Brasil, o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, confirmou o pleno funcionamento da página na Internet. “O sistema está funcionando muito bem. Todos os testes foram feitos para que o estudante tenha tranquilidade nesse período de inscrição”, disse.

Os candidatos a vagas na educação superior têm até o dia 27, às 23h59min (horário de Brasília), para fazer a inscrição.  Para os que não são isentos, a taxa de inscrição, de R$ 35, deve ser paga até o dia 29.

Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, com início às 13h (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, também de acordo com o horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

Publicidade
Publicidade