Publicidade
Cotidiano
Notícias

Inscrições para o Programa de Iniciação Científica da Fiocruz começam na sexta-feira (15)

O objetivo do programa é despertar a vocação científica, incentivar novos potenciais entre estudantes de graduação 14/05/2015 às 17:06
Show 1
As inscrições seguirão até 15 de junho deste ano e devem ser feitas na Coordenação da Fiocruz Amazônia (PIC/ILMD) pelos orientadores dos candidatos as bolsas
acritica.com* Manaus (AM)

Nesta sexta-feira (15), começa o período de inscrições para os candidatos a bolsa no Programa de Iniciação Científica do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia).

As inscrições seguirão até 15 de junho deste ano e devem ser feitas na Coordenação do Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia (PIC/ILMD) pelos orientadores dos candidatos as bolsas.

O programa é desenvolvido na Fiocruz Amazônia de acordo com a Resolução 017/06 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O período de inscrições também é válido para solicitações de renovação de bolsas.

O objetivo do Programa é despertar a vocação científica e incentivar novos potenciais entre estudantes de Graduação. Além disso, o Programa visa estimular pesquisadores a envolverem os estudantes de Graduação em suas atividades científicas, tecnológicas e profissionais.

Para inscrição, os orientadores devem entregar uma cópia impressa do projeto de pesquisa completo, a documentação do orientador e do aluno, além de uma lista com três nomes de avaliadores Ad Hoc. O projeto deverá ser enviado para o e-mail pibic@amazonia.fiocruz.br 

Avaliação

O projeto será pré-avaliado por um comitê externo, selecionado e nomeado pela Coordenação do PIC/ILMD, que poderá fazer recomendações para melhorias no projeto.

Os bolsistas que desejarem renovar as bolsas de iniciação científica serão avaliados, oralmente, durante a Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic), realizada nos dias de 8 e 9 de junho de 2015.

Após a apresentação, caso a banca de avaliadores considere o desempenho do aluno insuficiente, o bolsista não terá a bolsa renovada e o pedido de renovação do projeto, com outro bolsista, será considerada como uma nova solicitação de bolsa de iniciação científica.
Os formulários, declarações de responsabilidade do orientador e ficha para participação na orientação também devem ser solicitados através do e-mail pibic@amazonia.fiocruz.br

Concessão
A divulgação do resultado final do Programa está prevista para o dia 30 de junho de 2015. Os recursos poderão ser solicitados dois dias após a divulgação do resultado. 

A homologação do resultado final será publicada um dia após a resposta dos recursos no site institucional da Fiocruz Amazônia. As atividades do Programa estão previstas para iniciar a partir de agosto de 2015. As bolsas serão concedidas por um período de 12 meses, de agosto de 2015 a julho de 2016, com valor a ser estipulado da Fapeam.

* Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade