Sábado, 05 de Dezembro de 2020
Meio Ambiente

Instituição de ensino faz ação de limpeza às margens do igarapé do Mindú

Ação faz parte da programação da Semana Lixo Zero



MH_28_5A8E9842-4D96-40E6-8FB0-35DCE836812A.jpg Foto: Divulgação
28/10/2020 às 07:17

Alunos e docentes do Centro Universitário Fametro realizarão na manhã desta quarta-feira (28), das 9h às 12h, uma coleta de resíduos e conscientização, nas margens do igarapé do Mindú, ao lado do Millennium Shopping. A ação faz parte da programação do Semana Lixo Zero, realizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) que, na quinta-feira (29), às 9h, realiza a entrega também o Atestado de Destinação Correta dos Resíduos Sólidos e de Composto Orgânico, no Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).

A Semana Lixo Zero tem como objetivo promover na população amazonense a reflexão sobre o consumo e a responsabilidade pelo descarte de resíduos. A programação segue até dia 31 e conta com exposição, coleta seletiva, eventos on-line e ações promocionais.

Segundo o embaixador do ILZB em Manaus, biólogo Daniel Santos, essa é a primeira vez que a cidade sedia o evento, que conta com uma programação elaborada em parceria com empresas, Organizações Não-Governamentais (Ongs), pessoas físicas e ligadas a iniciativas sustentáveis e empreendedores sociais.



O público pode conferir a programação da Semana Lixo Zero no site/aplicativo do instituto, no link https://bit.ly/3ohdOGM. Informações relacionadas ao manuseio dos resíduos, endereços das associações e cooperativas de materiais recicláveis, locais dos pontos de entrega voluntária (PEVs) e dicas de boa práticas sustentáveis também estão disponíveis na ferramenta.

Semana Lixo Zero

Durante a semana, o Condomínio  Acqua do Parque Dez e o Condomínio Residencial Tiradentes, no Aleixo, sediam uma Semana Educacional. No Shopping Ponta Negra, até o dia 31, a artista plástica Eliana Chaves promove a exposição “Transformando Resíduos em Arte, em cores, em cura".    

Em parceria com o Instituto Lixo Zero, a loja Annahi Modas, localizada na Ivanete Machado, 538 - Parque Dez, irá oferecer descontos de até 50% para os clientes que dispensarem as sacolas plásticas. Já o Brechó Achei Pra Ti (@acheiprati), além de descontos especiais durante toda a Semana do Lixo Zero, realizará um desfile de moda com peças da loja virtual.

Na quarta-feira (28), a Marcenaria Sustentável faz uma live sobre como aplicar a Economia Circular no meu lar e assim ter um lar sustentável. O evento acontece às 19h, no Instagram @amarcenariasustentavel.

No dia 29, a Aquarium Scuba Escola de Mergulho realiza uma Limpeza Subaquática no Tarumã. E às 15h, a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), vai transmitir no Google Meet uma palestra sobre Composteira no Trabalho. Para conferir basta acessar o link: https://meet.google.com/icb-ffza-ahu.

No dia 30 às 19h, os influenciadores mirins Irmãos Santos farão uma live com dicas de coleta seletiva para crianças. O evento será realizado no Instagram @irmaosnadasantos. E, no dia 31, o condomínio Acqua (Parque Dez) e o Condomínio Residencial Tiradentes (Aleixo)  recebem coleta seletiva da empresa Verde Perto Ambiental.

Também no dia 31, o Coletivo Amazônia Sustentável promove o drive thru ambiental com três pontos de coleta de resíduos recicláveis: das 10h às 15, no Impact Hub Manaus (Aleixo), e das 12h às 17h, na  Revolution Tabacaria e Headshop (Chapada) e na avenida Professor Nilton Lins, 1655 - Flores.

Durante todo o dia, a Associação de Catadores Recicláveis (ACR) realizará Coleta Seletiva dos resíduos  recicláveis nos locais dos pontos de entrega voluntária que pode ser conferida no site/app do Instituto Lixo Zero Brasil, coletivo Manaus. Ainda dia 31, ocorre a coleta seletiva da Verde Perto Ambiental, no condomínio Acqua (Parque Dez) e Condomínio Residencial Tiradentes, no Aleixo.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.