Segunda-feira, 23 de Novembro de 2020
Descarte de lixo

Instituto cria site e aplicativo para compartilhar informações de descarte correto de lixo

A nova ferramenta será apresentada durante a Semana Lixo Zero Manaus, que acontece de 23 a 31 deste mês



trump_D472581A-34FB-4B7E-B908-F24E20034EDF.jpg Divulgação
08/10/2020 às 09:54

O Instituto Lixo Zero, coletivo Manaus, está desenvolvendo um site e aplicativo para compartilhar com a população em geral informações relacionadas ao manuseio dos resíduos, endereços das associações e cooperativas de materiais recicláveis, locais dos pontos de entrega voluntária (PEVs) e dicas de boa práticas sustentáveis. A nova ferramenta será apresentada durante a Semana Lixo Zero Manaus, que acontece de 23 a 31 deste mês.

O embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) no Amazonas, o biólogo Daniel Santos, explica que a nova ferramenta foi pensada para que a população tenha à disposição em um único local as principais informações sobre coleta seletiva, eventos, novas leis e decisões políticas relacionadas ao tema, além de exemplos de iniciativas sustentáveis da sociedade e empresas. “Quanto mais as pessoas estiverem informadas maior será a contribuição da sociedade para uma mudança de hábito do que diz respeito à destinação correta dos resíduos produzidos”, reforçou.



Além da apresentação do novo site, a Semana Lixo Zero Manaus contará com uma programação de palestras e ações, que estão sendo propostas por empresas, organizações não-governamentais (Ongs), pessoas físicas e ligadas a iniciativas sustentáveis e empreendedores sociais. Daniel Santos diz que a programação está sendo organizada de forma coletiva, com a participação de toda a sociedade.

Os interessados em submeter ideias de atividades para serem realizadas durante a Semana Lixo Zero tem até o dia 15 deste mês para enviar as propostas através do link disponibilizado no Instagram @manaus_lixo_zero. Além de submeter uma atividade, é possível participar do evento como voluntário, dando suporte para a realização das ações.

A Semana Lixo Zero propõe uma reflexão de toda a sociedade sobre o impacto dos resíduos gerados ao meio ambiente e de que forma as pessoas e empresas podem contribuir e atuar para mudar esse cenário.

Daniel Santos, que também é diretor da Damata Consultoria, empresa credenciada ao ILZB, explica que a Semana Lixo Zero foi instituída no calendário oficial do município, através da Lei n° 2111/2016.

O ILZB é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no país. Representa, no Brasil, a Zero Wast Internacional Alliance (ZWIA), movimento internacional de organizações que desenvolvem conceitos e princípios visando à sustentabilidade da cadeia de resíduos, com otimização dos descartes e eliminação do lixo no mundo.

Daniel Santos ressalta que as organizações credenciadas ao ILZB têm como objetivo comum a articulação pela mudança nos padrões de produção e consumo, tendo como meta a eliminação do lixo.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.