Sábado, 24 de Agosto de 2019
Notícias

Instituto Ibope erra mais uma vez em pesquisa sobre intenção de votos para governador do AM

Previsão colocava Eduardo Braga (PMDB) em 1º lugar com 51% das intenções de voto enquanto José Melo (Pros) alcançava apenas 35%.  Resultado do 1º turno surpreendeu com empate de 43% para cada um



1.png Ibope apontava até uma possível vitória em 1° turno de Braga. Na realidade, a eleição foi uma das mais acirradas que o Amazonas já presenciou
05/10/2014 às 23:59

Uma disputa acirrada no primeiro turno das eleições 2014 no Amazonas, com praticamente um empate entre os dois candidatos ao cargo de Governador, e levado agora para o segundo turno, deixou claro mais um erro cometido pelo Instituto Ibope durante divulgação de pesquisa de intenções de voto antes do pleito deste domingo (5).

Nas urnas, Eduardo Braga (PMDB) e José Melo (Pros) tiveram 43% dos votos, cada um, com uma diferença de pouco mais de 1,5 mil votos que pôs Braga na frente nesta etapa. Agora, os dois se enfrentarão novamente no próximo dia 26 de outubro. Na última pesquisa Ibope, divulgada dois dias antes da votação, na sexta-feira (3), Braga aparecia com 51% e Melo com 35%.

Conforme os números, o peemedebista ficaria em primeiro lugar na disputa pelo Governo do Amazonas, com a ligeira possibilidade de segundo turno contra Melo, mas com 16 pontos de diferença contra o adversário. Nas urnas, Melo avançou oito casas e Braga regrediu oito, fazendo tal empate de 43% algo histórico no Estado.

Erro consecutivo

Em 2012, quando o atual prefeito de Manaus Artur Neto (PSDB) brigava com a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) pela administração municipal, o Ibope divulgou outro erro escandaloso. Em 20 de setembro, o Instituto noticiava previsão de empate com 29% para cada um, o que não ocorreu.

Nas urnas, ainda pelo primeiro turno, Artur obteve 40,55% dos votos válidos e Vanessa alcançou meros 19,95%, uma diferença de 21 pontos entre a realidade e o que o Ibope havia previsto na pesquisa. Pelas regras eleitorais, os dois tiveram que disputar 2º turno e o tucano acabou vencendo a comunista.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.