Publicidade
Cotidiano
MERCADO

Inteligência emocional é principal requisito para ser líder de sucesso, diz especialista

Para quem está disposto a aprender, a psicóloga e master Coach Cíntia Lima, que ministra treinamentos na área, garante que é possível entender as próprias emoções e exercer a liderança, alcançando o sucesso 07/03/2018 às 12:28
Show 48
Foto: Divulgação
acritica.com

Liderar as próprias emoções é o primeiro passo para quem deseja se tornar um líder eficiente e se destacar não apenas no mercado de trabalho, mas no desenvolvimento de projetos pessoas e gerenciamento de conflitos.

Essa é uma habilidade daqueles que tem inteligência emocional e é apontada por especialistas como fundamental para quem quer se destacar e se tornar um grande líder. Para quem está disposto a aprender, a psicóloga e master Coach Cíntia Lima, que ministra treinamentos na área, garante que é possível entender as próprias emoções e exercer a liderança, alcançando o sucesso.    

Debates sobre o tema crescem a cada dia e fazem parte de rodadas de conversas entre amigos e no trabalho, e a princípio, assustam muitas pessoas. Para alguns, parece ser quase impossível lidar com as próprias emoções,e ainda entender as emoções dos outros e influenciá-los positivamente. Mas foi justamente a necessidade que fez com que o analista de produção Ulysses Viana, procurasse ajuda. Ao assumir um cargo de liderança na fábrica onde trabalho, no Polo Industrial de Manaus, percebeu que precisava aprender a líder com sua equipe.

“Em várias momentos eu senti a necessidade de ter uma determinada aptidão para tratar algum problema, de algum fator humano, e de repente, o conhecimento que era necessário para a tratativa, eu não tinha”, lembrou.

Há três anos atuando como gestor de equipe, ele comemora ao contar que a mudança no modelo de gestão que passou a exercer após ter participado de um curso sobre chefia e liderança. “A mudança foi significativa, principalmente o resultado no fator humano. A comunicação, a importância do feedback em problemas pontuais, seleção de pessoas, o uso na prática dessas ferramentas para casos reais foi de estrema contribuição para sanar pontos que eram deficientes. Passei a me sentir um líder mais seguro”, contou.

A psicóloga explica que o mercado capitalista começou a implantar um sistema de rivalidade, estimulando, entre outras coisas, a errônea ideia de auto suficiência. Mas ao contrário do que alguns profissionais tentam transmitir, ao agir com espírito colaborativo o líder mostra a inteligência emocional para liderar uma equipe. “Inteligência emocional é requisito para ser um líder de sucesso” reforça.

“Ele precisa compreender que o fato dele ser líder não o torna a única pessoa detentora de tomada de decisões, com conhecimento exclusivo e a única que realmente tenha as alternativas para todas as soluções. Ele precisa ter o espírito de que juntos, gestores e colaboradores podem conseguir muito mais, e quando ele consegue se comportar dessa maneira ele fortalece a equipe pelo exemplo de que todos precisam trabalhar por cooperação, operar de maneira cooperativa” explicou.

Segundo ela esta é uma competência difícil de encontrar. Durante as entrevistas de emprego e processo de seleção os candidatos defendem que possuem essas habilidades, mas na prática agem de forma diferente.

A psicóloga Eliana Rocha, que esteve em Manaus neste sábado (3)  ministrando o Mapa Avaliações, ferramenta para análise de personalidade, defendeu a importância do líder ser o gestor das suas próprias emoções e destacou que conhecer o próprio perfil comportamental e identificar o perfil dos colaboradores também contribui para uma liderança de sucesso. “O líder, antes de ser líder da organização, da empresa, ele é líder de si mesmo, da sua própria vida, em casa, dos filhos, por isso, é fundamental o autoconhecimento para que ele possa entender seu comportamento e a partir disso encontrar estratégias para ser melhor para si e para o outro. Com reflexo da mudança dele tem a mudança do outro e isso gera melhor relacionamento, empatia, tolerância com as diferenças, compaixão, e gera resultados incríveis”, falou.   

E para quem quer apreender a ser um líder de sucesso, nos dias 8 e 9 de março, das 18h às 22h, será realizado em Manaus curso ‘Liderança de Alto Impacto’, ministrado pela psicóloga e master coach Cíntia Lima. O curso aborda os temas: liderando a sim mesmo; liderando pessoas; liderando grupos; e liderando negócios. Será realizado no Hotel Express Vieiralves, localizado na rua Ituxi, n. 95, Nossa Senhora das Graças. Informações pelo número 3016-4477, 98409-0155 ou pelo e-mail comercial@coachcintialima.com.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade