Terça-feira, 19 de Novembro de 2019
Notícias

Interior registra maior número de candidatos faltosos durante provas do TJAM

Neste domingo (9) os percentuais de ausência nos municípios de Manacapuru e Itacoatiara foram considerados altos pela Fundação Getulio Vargas (FGV Projetos)



1.png Neste domingo (9) os percentuais de ausência nos municípios de Manacapuru e Itacoatiara foram considerados altos pela Fundação Getulio Vargas (FGV Projetos)
09/06/2013 às 20:24

Os municípios de Manacapuru e de Itacoatiara, que concentraram as provas do concurso público do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para os cargos de nível fundamental, registraram a maior quantidade de faltosos nas provas realizadas neste domingo (09). Em Manacapuru, 32,5% dos candidatos não compareceram aos locais de prova. Em Itacoatiara, foram 33,09%.

Os percentuais foram considerados altos pela Fundação Getulio Vargas (FGV Projetos), instituição responsável pelo certame. Em uma análise superficial dos números, a coordenação acredita que a ausência pode ter ocorrido por vários motivos, dentre eles, a dificuldade de deslocamento até aos municípios e também porque uma grande quantidade de candidatos que iria fazer prova neste domingo já tinha participado dos exames aplicados no último dia 02.

“A prova de domingo passado (02) foi considerada exigente e há uma presunção dos candidatos de que as provas de hoje também o seriam. Portanto, alguns candidatos, por uma falta de preparo, acabam desistindo”, comentou Antônio Luiz Nunes, coordenador dos concursos da FGV Projetos, ressaltando que trata-se de uma avaliação superficial.

Em Manaus, o percentual de faltosos ficou dentro do esperado pela coordenação: 16,39%. A média histórica de ausentes em dias de prova, segundo a FGV, varia de 8% a 16%, conforme a quantidade de inscritos no certame.

Neste domingo, estavam sendo esperados 25.671 candidatos para as provas dos cargos de analista judiciário I (vencimento de R$ 6.787,06 e vagas para Manaus) e de nível fundamental, estes com vagas somente para o interior (Careiro-Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva). A capital concentrou o maior número de candidatos – 16.832.

Confira os números:

Manaus – Provas de 09.06.13
Candidatos presentes: 14.072
Candidatos ausentes: 2.760

Manacapuru – Provas de 09.06.13
Candidatos presentes: 4.257
Candidatos ausentes: 2.050

Itacoatiara – Provas de 09.06.13
Candidatos presentes: 1.694
Candidatos ausentes: 838

Escolas participantes: 46 escolas, sendo sete em Itacoatiara, 21 no município de Manacapuru, e 18 em Manaus




Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.