Publicidade
Cotidiano
Notícias

Internet será disponibilizada para 52 municípios do Amazonas

Programa ‘Amazônia Conectada’ do Governo do Estado e do Exército Brasileiro, em parceria com empresas privadas, prevê a instalação de 7,5 mil quilômetros de cabos de fibra ótica 27/01/2015 às 10:51
Show 1
A iniciativa também conta com parceria de empresas privadas
Jornal A Crítica ---

O Governo do Amazonas e o Exército Brasileiro iniciam este ano o programa “Amazônia Conectada” com a meta de levar banda larga a 52 municípios do interior. A iniciativa também contam com parceria de empresas privadas e começa a sair do papel em março, com obras em Manaus, e prevê a instalação de 7,5 mil quilômetros de cabos de fibra ótica nos leitos dos rios para interligar as cidades amazonenses à rede mundial de computadores.

Pelo projeto, serão criadas cinco “infovias” alcançando municípios das calhas dos rios Negro, Solimões, Purus, Juruá e Madeira. Além de buscar verba do Governo Federal, apoio dos Ministérios das Comunicações e de Ciência e Tecnologia, emendas parlamentares e recursos de P&D da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) também são alternativas para cumprir o plano de investimentos.

Em um primeiro momento, a internet chegará às unidades do Exército, governo estadual, municipal e federal, o que vai melhorar a prestação de serviços e a segurança de dados nacionais. Hoje, toda a internet nessas cidades é via-satélite, o que é mais caro e de baixa qualidade. De acordo com o general Delcídio de Medeiros Sales, chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército, com a infraestrutura, serão desenvolvidos projetos para oferecer internet à população e haverá as condições favoráveis para a exploração comercial.

Publicidade
Publicidade