Publicidade
Cotidiano
Notícias

Ipaam e Prefeitura de Lábrea realizam campanha para reduzir o perigo de acidente aéreo

A Campanha idealizada pelo presidente do Instituto, Antonio Ademir Stroski, foi iniciada no município de Parintins em 2012 22/07/2013 às 11:11
Show 1
Voluntários sendo treinados pela equipe do Ipaam para iniciação das atividades
acritica.com Manaus (AM)

Lábrea (a 701 Km de Manaus) será o próximo município a receber a equipe do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para o lançamento da Campanha de boas práticas na gestão dos resíduos sólidos urbanos visando reduzir o perigo de acidente aéreo. A equipe do Ipaam estará em Lábrea de 22 a 26 de julho.

A exemplo de outros municípios, as ações serão realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Lábrea, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semma). O objetivo é orientar a população sobre o manejo e descarte correto dos resíduos visando a redução do risco de acidente aéreo, pela redução da disponibilidade de alimentos para os urubus, em toda a cidade.

 A equipe do Ipaam, composta de quatro Assistentes Técnicos, ao chegar em Lábrea, fará uma reunião com a Secretária da Semmas, Maria Cristina Adão Martins, e funcionários da Secretaria para traçar as estratégias locais para a execução da Campanha e marcar o treinamento da equipe de voluntários.

As abordagens da Campanha serão feitas nos empreendimentos comerciais, feiras, residências, escolas, universidade, entidades governamentais e não governamentais. Um folder educativo com as práticas positivas que a população deve ter em relação aos resíduos é entregue no momento da abordagem para reforçar quais os cuidados a serem tomados com os resíduos. Além do folheto, cartazes e banners serão afixados, contendo mensagens educativas e orientadoras.

No mês de agosto, mais dois municípios iniciarão a Campanha com as orientações do Ipaam. Barcelos recebe a Campanha de Redução do Perigo Aviário de 04 a 11 e Maués  entre os dias 19 e 23.

A Campanha idealizada pelo presidente do Instituto, Antonio Ademir Stroski, foi iniciada no município de Parintins em 2012. Em 2013, o Ipaam, por meio da Gerência de Educação Ambiental, intensificou essa atividade para beneficiar 14 municípios, dos quais 6 já iniciaram os trabalhos - Carauari, Parintins, Tabatinga, Tefé, Coari e Eirunepé - num total de 15.019 beneficiários. Os próximos municípios, além de Lábrea, Barcelos e Maués já com agenda marcada, ainda Humaitá, Borba, Manicoré, Fonte Boa e Santa Isabel do Rio Negro com datas a serem definidas.

Nos municípios já lançados, a Campanha vai prosseguir até dezembro com as equipes locais sob a coordenação das respectivas prefeituras.

Estatística

Conforme o Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos  (Cenipa) , em 2012, foram registrados no Amazonas 120 ocorrências entre fauna e aeronaves, das quais 76 envolvendo aves e dessas 56 com urubus. Já em 2013, de janeiro a 17 de maio, foram registradas 54 ocorrências entre fauna e aeronaves, das quais 26 envolvendo aves e, dessas, 20 com urubus.

Publicidade
Publicidade