Publicidade
Cotidiano
Notícias

Ipaam estende exposição de arte feita com material reciclado no shopping Manauara

Por conta da demanda, o órgão ambiental manterá a exposição aberta ao público até a próxima sexta-feira (13) 09/02/2015 às 16:44
Show 1
Edsandra Lopes Duarte, uma das expositoras, faz sua arte com madeira e papelão reciclados
ACRITICA.COM Manaus (AM)

A qualidade dos quadros e dos objetos confeccionados com aproveitamento de resíduos, que estão expostos no Espaço Cidadania Ambiental (ECAM) do Manauara Shopping, despertou o interesse de professores e estudantes e por isso vão continuar expostos por mais uma semana, até dia 13 de fevereiro, conforme divulgou o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) nesta segunda-feira (9), órgão coordenador das atividades realizadas no Espaço. 

Resíduos de madeira e papelão são transformados em porta-retratos, caixinhas organizadoras, porta-jóias, carteiras, pela criatividade e habilidade da catadora de materiais recicláveis, membro da Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (Arpa), Edsandra Lopes Duarte.

Materiais não convencionais descartados, tais como placas-mães, memórias de computadores, fios extraídos de cabos, teclas, circuitos, disquetes, suportes de metais, lacres de latas de cerveja e refrigerante, pó de serragem, argila e areia dão relevo às pinturas em óleo sobre tela de Geny Cordeiro, professora de arte da rede estadual de educação, graduada em Educação Artística com habilitação em Desenho pela Universidade Federal do Amazonas.

As duas expositoras têm em comum o objetivo de sensibilizar por meio da arte e do artesanato quanto à melhor forma das pessoas se estruturarem no dia a dia de modo a contribuir com a natureza e o meio ambiente. Ambas procuraram mostrar que os resíduos não precisam ser lixo. Ao contrário, aquilo que alguém não quer mais pode ser útil à outra pessoa e à arte.

O Espaço Ecam foi implantado pela Vara Especializada de Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa) que convidou o Ipaam a coordenar o uso do local com atividades que promovam a conscientização do homem na sua relação com o meio ambiente. Ele funciona no Manauara Shopping de segunda a sexta-feira, das 10 às 22 horas. O Manauara possui acesso pelas avenidas Mário Ypiranga Monteiro e Avenida Paraíba no bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus.


Publicidade
Publicidade