Publicidade
Cotidiano
INTERIOR DO AM

Jocione Souza é eleito pela primeira vez prefeito do município de Novo Aripuanã

Jocione, que tem como vice-prefeito Raimundo Albuquerque, conhecido como Raiz, recebeu 52,1% dos votos válidos contra 47,8% de Peixotinho 04/02/2018 às 19:22
Show jocione
Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

Com 4.404 votos, o candidato Jocione Souza (PSDB) foi eleito prefeito tampão de Novo Aripuanã (a 225 quilômetros de Manaus). O segundo colocado Júnior Peixotinho (PMDB) obteve 4.039 votos.  Votos brancos somaram 45 e nulos, 207.

A eleição suplementar em Novo Aripuanã foi determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em outubro do ano passado, quando a corte eleitoral rejeitou o registro de candidatura do prefeito eleito em 2016, Aminadab Santana (PSD).

Dos 12.062 eleitores aptos a votar em Novo Aripuanã, 72,09% compareceram às urnas neste domingo (04). A abstenção alcançou 27,91%, ou seja, 3.367 deixaram de votar. Jocione, que tem como vice-prefeito Raimundo Albuquerque, conhecido como Raiz, recebeu 52,1% dos votos válidos contra 47,8% de Peixotinho.

Formado em Direito, o prefeito já foi secretário municipal e vereador. E essa foi a terceira vez que disputou o comando do município. “Estou nesta caminhada há anos não por vaidade para ser prefeito, mas porque aqui nasci, cresci e tenho um imenso amor por nossa terra. Quero ser prefeito para governar para todos e trazer o progresso de volta e o sorriso no rosto  do nosso, povo tão sofrido", declarou Jocione.

Procedência

O processo que cassou o prefeito de Novo Aripuanã foi movido pela coligação “Agora é a vez de mudar’. Aminadab concorreu à eleição de 2016 com o registro de candidatura contestado na justiça com base na Lei da Ficha Limpa. Isso porque a Câmara de Vereadores de Novo Aripuanã, com base em parecer emitido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), desaprovou as contas dele de 2012. A decisão do TCE-AM, em caráter irrecorrível, apontou a ausência de comprovação de despesas no valor de R$ 867,4 mil destinados à realização de obras.

Publicidade
Publicidade