Publicidade
Cotidiano
Notícias

Jornalistas fazem eleição para eleger nova direção da categoria

Até o dia 18, em todo o Brasil, categoria participa do processo eleitoral para direção da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Comissão Nacional de Ética do ramo 16/07/2013 às 10:07
Show 1
Duas chapas disputam a direção da entidade nacional dos jornalistas
acritica.com ---

A partir desta terça-feira (16) até o dia 18, os jornalistas brasileiros elegerão a nova direção da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Comissão Nacional de Ética da categoria. No Amazonas, mais de 130 jornalistas estão aptos a participar do certame. “Nos três dias, das 8h às 17h, teremos uma urna fixa na sede do Sindicato (Praça Santos Dumont, 15, Centro) e outra itinerante, que percorrerá as redações”, informou o presidente da Comissão Eleitoral no Amazonas, jornalista Messias Sampaio.

Duas chapas disputam a direção da entidade nacional dos jornalistas. Chapa 1 – “Sou Jornalista, Sou Fenaj”, tendo como candidato a presidência, o jornalista Celso Schröder. E a chapa 2, “Luta, Fenaj”, liderada pelo jornalista, Pedro Pomar. No País, centralizada pela Comissão Eleitoral Nacional, as Comissões de 30 Sindicatos de Jornalistas brasileiros realizam suas eleições simultaneamente.

Única Federação a realizar eleição direta para suas instâncias de direção, a Fenaj inaugurou tal processo no início da década de 1980, superando a legislação sindical autoritária ainda vigente naquele período.

Na lista enviada no dia 5, à Comissão Nacional Eleitoral, o Amazonas informou dispor de 138 jornalistas aptos a votar. Esse número pode crescer se, até a data de realização do pleito, os jornalistas sindicalizados quitarem seus débitos com o Sindicato. A Comissão Local alerta que os jornalistas em dia com suas obrigações sindicais, devem apresentar um documento de identidade junto à mesa de votação.

Publicidade
Publicidade