Publicidade
Cotidiano
NOTÍCIAS

Jornalistas fazem seminário para discutir combate a 'fake news' em Manaus

Encontro acontece no próximo sábado (12) na Fundação Amazonas Sustentável, no Parque 10, na Zona Centro-Sul de Manaus. Inscrições para o evento estão abertas 05/05/2018 às 15:00
Show show fake
Foto: Reprodução
acritica.com Manaus (AM)

Jornalistas profissionais e estudantes de jornalismo irão se reunir no próximo dia 12 de maio, na Fundação Amazonas Sustentável (FAS), localizada no Parque Dez de Novembro, para a realização do seminário “O Jornalismo Profissional no Combate às Fake News no Amazonas”. A oportunidade será para discutir sobre a problemática que envolve notícias falsas e mecanismos de combate a esse mal da era digital que causam mal à sociedade.

Quatro especialistas se revezam nas palestras pelo período de 8h às 11h30.  Como convidado especial, o Seminário de Jornalistas traz Rodrigo Gadelha, especialista em Marketing Político Digital e que recentemente foi o vencedor do prêmio de melhor profissional de mídias sociais pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Rodrigo vem com o tema de sua palestra: “Fake news: o desafio eleitoral”, assunto importante em ano de eleições no Brasil. “Esse ano é o ano do digital. Hoje, nós temos um smartphone por habitante. Imagine um país que tem um smartphone por habitante? Um número incontestável! Por isso fico feliz em compartilhar conhecimento com os jornalistas do meu Estado, logo depois de ter sido eleito o melhor profissional de Social Media do país”, destaca Rodrigo que já participou de diversas campanhas eleitorais no Brasil e no exterior, inclusive, para candidatos a presidente da república.

Além de Rodrigo, também irão enriquecer a discussão, o jornalista e atual vice-presidente do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJPAM), Arnoldo Santos que abordará a temática “Como a falta de formação contribui para a proliferação de fake news”, trazendo à tona a importância da profissionalização da categoria.

Já o advogado especialista em Direito Digital, Aldo Evangelista, irá abordar a questão pela ótica jurídica e falará sobre a responsabilidade de quem pratica as fake news. O seminário também contará com a explanação da Mestre em Informática e co-fundadora do Makers Manaus, Karla Pereira que trará o tema “Como identificar a credibilidade de sites para detecção de fake news”, que irá possibilitar novas tratativas para a questão de combate à proliferação de notícias falsas.   

Inscrição

O evento que é realizado pela Sambrosio Comunicação e Eventos em parceria com o Sindicato de Jornalistas Profissionais no Amazonas (SJPAM) teve inscrições em tempo recorde. Em menos de 24 horas de anúncio, as inscrições para o seminário já haviam esgotado. A coordenação precisou reabrir mais vagas na sexta-feira (4) para atender às solicitações de novas inscrições.

“Isso mostra o quanto o tema é importante e que deve ser discutido não só pelos jornalistas, mas também, por toda a sociedade”, destacou a CEO da Sambrosio Comunicação e Eventos, a jornalista Sídia Ambrósio.

Mais de 100 profissionais e estudantes de Jornalismo são aguardados para o seminário que também recebe o apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), empresa Magistral, Makers Manaus e Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).

Publicidade
Publicidade