Publicidade
Cotidiano
Notícias

José Melo destaca avanços na política de proteção aos idosos durante conferência

O objetivo da conferência é definir estratégias para implementação, fortalecimento, ampliação e consolidação da Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa 02/09/2015 às 20:12
Show 1
José Melo durante IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa
acritica.com Manaus (AM)

O governador José Melo abriu nesta quarta-feira (02), em Manaus, a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa exaltando os avanços na política de proteção e nos serviços dedicados à terceira idade.

A inauguração da nova sede da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) e a oferta de uma delegacia especializada no atendimento de casos de violência são medidas que ajudam a fortalecer a rede de proteção, ressaltou o governador.

Promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio do Conselho Estadual do Idoso (CEI-AM), o evento vai até esta quinta-feira (03) no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona centro-oeste de Manaus.

O objetivo da conferência é definir estratégias para implementação, fortalecimento, ampliação e consolidação da Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa.

"Essa Conferência é muito importante. O Brasil cresceu muito nessa área com a criação de leis nessa área para os direitos e o guarda-chuva de proteção. É uma ação importante nesse sentido e o Governo do Estado vem dando atenção especial para isso", frisou José Melo.

O governador destacou alguns avanços implementados pelo governo estadual em prol da categoria, como a criação de uma sede própria para a Unati, a universidade ligada à Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que oferece cursos exclusivos para idosos.

"A Unati ganhou sede própria, temos cursos especializados, a criação da delegacia que cuida especialmente do tema. Tivemos a coragem de criar uma secretaria que cuida das minorias e dos idosos e nosso Fundo de Promoção Social tem se direcionado nesse caminho de dar à pessoa idosa a possibilidade de envelhecer com saúde e uma rede de proteção", pontuou.

A abertura da Conferência contou com atrações culturais e palestra magna com o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas as idades”.

A secretária da Sejusc, Graça Prola, afirma que o encontro também é uma forma de sensibilizar a sociedade para o contexto do envelhecimento. “Precisamos fortalecer os direitos da pessoa idosa, garantir que sejam implementados e fomentar a cultura do respeito e da dignidade dos idosos”.

Programação

Durante o evento serão discutidos temas como a efetivação do envelhecimento com qualidade de vida; políticas de Estado; a pessoa idosa como protagonista da conquista dos seus direitos.

Haverá ainda oficinas, apresentação de propostas e eleição de 10 delegados para representar o Amazonas na etapa nacional da conferência, em Brasília (DF).


Publicidade
Publicidade