Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020
CUIDADOS

Jovens e adolescentes não estão imunes a varizes, alerta especialista

Comumente associados às pessoas mais velhas e, muitas vezes, com sobrepeso ou obesidade, as varizes e os vasinhos também podem aparecer em adolescentes e jovens, afetando diretamente sua auto-estima e qualidade de vida



4c5a07f1-028f-40e5-bec2-5d53ae978894_FE0F480D-F09C-4C3A-91D5-1A65B95E156A.jpg Foto: Divulgação
30/07/2020 às 14:19

Problemas relacionados às varizes estão comumente associados às pessoas mais velhas e, muitas vezes, com sobrepeso ou obesidade, mas as varizes e os vasinhos também podem aparecer em adolescentes e jovens, afetando diretamente sua auto-estima e qualidade de vida.

Segundo a médica cirurgiã-vascular Fabiana Lo Presti, alguns fatores comuns à rotina dos jovens contribuem para o surgimento do problema. “Muitas horas sentados em frente à TV ou estudando podem fazer aparecer ou agravar a pré-disposição às varizes. Esse é o principal fator para o surgimento de varizes nesse grupo”, afirmou.



De acordo com ela, é possível fazer um tratamento eficaz desde o início do problema, mas deve ser realizado com cautela e de maneira mais conservadora se comparado ao tratamento de pessoas mais velhas. “Os casos são altamente reversíveis, por isso não é recomendada a realização de cirurgias nessa fase. A tecnologia está ao lado dessas pessoas e já existem muitos tratamentos e procedimentos não invasivos que têm um alto grau de resultados positivos”, assegurou.
Alguns cuidados são fundamentais para evitar o surgimento das varizes durante essa fase da vida, como evitar a uso exagerado de salto alto, manter uma rotina regular de atividades físicas, buscar uma alimentação saudável, livre de gorduras e ultra processados e procurar não ficar muitas horas seguidas sem se movimentar. 

“Muitas vezes eles estão entretidos estudando, na TV ou computador e acabam esquecendo de se movimentar. O ideal é para a cada meia hora e fazer uma pequena caminhada pela casa, tomar um copo de água e fazer movimentos repetidos flexionando os pés de cima para baixo, o que aumenta a circulação do sangue pelo corpo e evitando o surgimento”, alertou.

Mais informações a respeito dos tratamentos e dicas para evitar o problema podem ser obtidas através do perfil de instagram profissional da médica: @icvmanaus . No Instituto CardioVascular são oferecidas as mais modernas técnicas de tratamento já disponíveis para as varizes.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.