Domingo, 21 de Abril de 2019
publicidade
1453000_61086CF3-8DDB-4636-88BC-46902EC96907.jpg
publicidade
publicidade

Conhecimento

Jovens profissionais buscam treinamentos online para se qualificarem

Pesquisa da Udemy revela que brasileiros recorrem a cursos online para aprender novas habilidades frente ao mercado


06/03/2019 às 17:55

A economia global e diversos fatores relacionados a ela tendem a moldar o comportamento humano, de acordo com a cultura de cada país. Um estudo realizado pela Udemy, empresa de treinamento online, mostrou como as transformações afetam o mercado profissional e modificam as perspectivas.

O relatório denominado Lacuna de Habilidades detalha como esses aspectos sociais refletem nas ações dos indivíduos nos seis países estudados (Estados Unidos, Brasil, França, México, Portugal e Espanha).

Em instância geral, os entrevistados reconhecem que há uma lacuna afetando cada vez mais pessoas quando o assunto é habilidades profissionais, e buscam preencher esse espaço por meio dos recursos que encontram.

Segundo o Country Manager da Udemy para o Brasil, Sergio Agudo, os treinamentos online oferecidos pela empresa surgem justamente para suprir essa lacuna de habilidades. Sergio Agudo destaca ainda a necessidade de realizar esse tipo de pesquisa.

“Somos uma plataforma onde qualquer um pode ensinar e qualquer outro pode aprender. Nossas pesquisas são um termômetro para ver como está o cenário brasileiro em relação a outros países”, destaca.

Resultados

Quando se trata de reconhecimento da lacuna e adaptação às novas tecnologias, os brasileiros são os que mais acreditam precisar se preparar para o futuro, adquirindo novas habilidades (93%). Na sequência, aparecem profissionais do México (88%), França (78%), Portugal (78%), Espanha (73%) e Estados Unidos (72%). PreparoÉ exatamente por saberem que o mercado está em constante transformação, que os brasileiros se preparam para essa nova ordem mundial.

O engenheiro e pós-graduado em Gestão de Projetos, Othon Leão conta que frequentemente busca aperfeiçoamento e capacitação, usando a internet como ferramenta indispensável nessas horas.

“É uma grande evolução na metodologia de ensino, levando em consideração fatores como o momento em que você se adapta com organização e disciplina o rendimento é algo bem satisfatório. Eu economizo as horas que ficaria parado no trânsito e o combustível que gastaria para me deslocar ao local do curso”, explica.

Destaque

Estudo evidencia que as pessoas buscam mecanismos e recursos como a internet, desfrutando de cursos e treinamentos online, no objetivo de preenchar a ‘lacuna de habilidades’, recorrente das transformações que acontecem em nível global. De modo geral, a meta é se aperfeiçoar frente aos desafios mundiais.

 

Layanne Novoa - psicóloga

“Utilizar a internet como ferramenta para atualização profissional e pessoal é viável. E além disso, é uma ótima oportunidade para manter-se atualizado diante desse mercado de trabalho cada vez mais exigente. Fazer curso pela internet evita que você tenha gastos extras como: transporte, material, alimentação. No entanto, há um desafio: você tem que ser comprometido, pois às vezes alguns cursos online são longos e é necessário que crie o hábito de acessar outras vezes para finalizar o curso.No mais além de viável é importante para quem deseja crescer profissionalmente.”

publicidade
publicidade
Contratos de patrocínio da Petrobras passam por revisão, diz Bolsonaro
Greve dos professores será marcada por protestos em Manaus nesta segunda (22)
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.