Terça-feira, 23 de Abril de 2019
publicidade
meninas2_FC5DA70A-9E69-46DF-B730-E336CB4B726B.JPG
publicidade
publicidade

RESGATE

Jovens vão apresentar artigo científico sobre obras históricas de Manaus na Argentina

'Palácios e Palacetes: A Moradia Burguesa na Manaus da Belle Époque' foi escrito pela aluna do 7º período, Kedman Redman Comap, da Universidade Nilton Lins, e pela arquiteta Wanessa Lima da Silva


18/03/2019 às 14:59

Símbolos da época áurea da borracha, os belos palacetes e casarões centenários de Manaus têm lugar guardado na história e memória da população amazonense, onde nem a falta de conservação e o abandono conseguem apagar. Nesse contexto, uma graduanda de arquitetura e urbanismo e outra arquiteta formada tiveram um artigo científico aprovado e vão apresentá-lo entre os dias 10 e 13 de abril  em La Plata, na Argentina, no Congresso Beaux - Arts 2019. 

“Palácios e Palacetes: A Moradia Burguesa na Manaus da Belle Époque” foi escrito pela aluna do 7º período, Kedman Redman Comap, da Universidade Nilton Lins, e pela arquiteta Wanessa Lima da Silva, juntamente com orientação da professora Taíse Costa de Farias, mestre em História da Arquitetura e das Cidades (PPGAU/UFPB). Nele, está retratada a configuração dos palacetes como o Provincial (antiga sede do Comando Geral da Polícia Militar, na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), da Justiça (na avenida Eduardo Ribeiro), Cinco de Setembro (próximo à Praça da Saudade) e outros. “Estamos contando a configuração das casas daquela época, como era a disposição dos ambientes, como os arquitetos da época pensavam em projetar os ambientes, os quartos, o estilo de cada prédio. Aqui em Manaus foi utilizado muito o estilo eclético. Em outros locais, como no Palacete Provincial, temos a presença do neo-classicismo, com uma fachada mais limpa e configuração de janelas”, disse a arquiteta Wanessa Lima.

Ela frisa que “o artigo ressalta a arquitetura e a importância de se preservar esses monumentos históricos de Manaus. “Sabemos que o Centro da cidade está degradado, com muitos prédios nessa situação, e no texto tratamos dos abandonados, também”.

Para Kedman Redman Comap, “defender o artigo na Argentina é uma oportunidade que temos para acrescentar experiência no nosso profissional, pessoal e como estudante, no meu caso”.
As garotas contam com apoio da faculdade Nilton Lins e da empresa Comepi, que vão dar as passagens aéreas para ambas. No entanto, elas estão em busca de apoio para estadia e alimentação na cidade argentina. Para isso, estão buscando recursos e criaram, inclusive, uma conta num site de colaborações (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/486614).

Entre as características comuns nos imóveis observados pelas jovens estão a existência de escadas, pé direito alto de 5 metros e varandas balaustradas, priorizando a ventilação e a iluminação. 
Na conclusão do artigo, Wanessa e Kedman destacam que, “ao longo das análises realizadas e sistematizadas nas fichas cadastrais podemos constatar que os palacetes e palácios da cidade de Manaus, assim como nas principais cidades do Brasil, no fim do século XIX e início do XX, evidenciam as transformações socioeconômicas da época, bem como as aspirações da burguesia, através de novos programas habitacionais, volumetria e plantas complexas, inserção de recuos e um amplo vocabulário ornamental, decorativo e de materiais”.

Assim, elas descrevem no artigo “que nesta nova cidade, reflexo da Belle Epoque Manauara, as construções residenciais passam a refletir através da sua aparência o papel que tem ou pretende ter o seu proprietário, bem como o seu status dentro da sociedade moderna”.  Segundo elas, essa será uma das faces do ecletismo, aqui e em todo o Brasil.

Frase

"Precisamos sempre buscar visibilidade ao nosso patrimônio histórico. É preciso resgatar a história da cidade”

 Kedman Redman Comap, graduanda de Arquitetura e Urbanismo

Frase

"Esse artigo ressalta a arquitetura e a importância de se preservar esses monumentos históricos de Manaus"

Wanessa Lima, arquiteta e urbanista

publicidade
publicidade
Largo recebe espetáculo ‘Clowntidiano’ todos os domingos em novembro
Projeto de intervenção visa transformar Hotel Cassina em estabelecimento 3 estrelas
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.