Publicidade
Cotidiano
Notícias

JPMDB fecha parceria com Fundação para promover formação política entre jovens

Atualmente, muitos jovens têm adotado um posicionamento político que é refletido em redes sociais e na vida 25/07/2015 às 11:20
Show 1
PMDB tem movimento jovem bastante ativos. Parceria com Fundação Ulysses Guimarães pretende ampliar atividades
Saadya Jezine Manaus (AM)

Cursos da fundação Ulysses Guimarães pretendem incentivar a participação dos jovens no cenário político. A Juventude do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (JPMDB) fechou acordo com a entidade para promoção de cursos de formação política. “Nos últimos quatro anos, a participação da juventude nos partidos caiu em torno de 60% entre os cinco maiores partidos do Brasil”, afirmou o presidente do JPMDB, Lourenço Borghi.

Para ele, o quadro é de desafio. “O desafio de você tentar, não só com que a juventude volte a militar nos partidos, mas também que as novas gerações conheçam mecanismos que a democracia brasileira escolheu para se discutir política, que são os próprios partidos”, enfatiza o jovem líder.

Atualmente, muitos jovens têm adotado um posicionamento político que é refletido em redes sociais e na vida. São conhecidos no mundo virtual como “haters”, termo norte-americano que significa “os que odeiam”. São pessoas que postam comentários de ódio ou crítica sem nenhum critério. É uma política contra tudo e contra todos. “Queremos trabalhar contra isso. A crítica é importante, desde que seja fundamentada em argumentos e diálogo. Esse é o um trabalho desafiador”, destaca Borghi.

Curso

O trabalho realizado pela JPMDB é intensificado através das redes sociais. Os cursos são gratuitos e oferecidos pela Fundação Ulysses Guimarães. A organização disponibiliza materiais didáticos e infraestrutura. “Se for uma solicitação de um líder comunitário ou alguém que já possua uma estrutura, nós, da função, nos deslocamos até o espaço para darmos o curso no local”, afirmou o coordenador estadual da FUG, Juliano Augusto Pinheiro.

A instituição oferece cursos de gestão pública municipal, programa de formação política, agentes de cidadania comunitária, políticas públicas de gênero, juventude em movimento e dicção e oratória. No primeiro mês de parceria entre a Fundação e a o JPMDB, 200 pessoas foram certificadas, em turmas formadas em Manaus e Iranduba.

Treinamento a distância pela FUG

Além dos cursos presenciais, a FUG disponibiliza também o recém lançado Saber para Vencer, curso de ensino a distancia (ED), voltado para pessoas que tem como pretensão, se candidatar, mas não sabem os princípios fundamentais de uma campanha eleitoral. “É voltado para a pessoa que quer se candidatar, mas não faz idéia de como prospectar as ações, que consiste em ser recebida e necessita também receber a sociedade para realizar com êxito a sua campanha política”, afirma o coordenador estadual da FUG, Juliano Augusto Pinheiro.

É uma plataforma online, que você tem acesso através do site da fundação (www.fundacaoulysses.com.br), onde após o cadastro, você terá acesso aos 8 módulos envolvendo ensinamentos sobre o período de pré campanha, planejamento, dicção e oratória, entre outros. “Há uma demanda difusa da sociedade em si, que não sabe pra onde ir, só sabe o que não quer”, diz Borgh.

Estratégia

O objetivo da iniciativa é tentar trazer o público em geral ao debate, à crítica, ao pensamento construtivo em torno da sociedade. “Uma das maneiras mais efetivas que encontramos foi gerar o debate nas redes e instrumentalizar através dos cursos da fundação”, diz Lourenço Borghi.

Publicidade
Publicidade