Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
publicidade
show_rua_4B72293F-D072-4C36-86D2-00FC302885F8.JPG
Foto: Agência Brasil
publicidade
publicidade

SITUAÇÃO DE RUA

Justiça determina que IBGE inclua moradores de rua no censo de 2020

A decisão foi motivada por ação da DPU, que alegou que a política nacional para a população em situação de rua prevê a realização de uma contagem oficial


23/01/2019 às 12:15

A Justiça Federal no Rio de Janeiro determinou que o governo federal e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tomem as medidas necessárias para incluir a população de rua de todo o país no censo de 2020. A decisão foi motivada por uma ação movida pela Defensoria Pública da União (DPU).

No processo, a DPU alegou na Justiça que o Decreto nº 7.053/2009, editado pela Presidência da República, estabeleceu a política nacional para a população em situação de rua e prevê a realização de uma contagem oficial, no entanto, a medida não foi aplicada até o momento. A norma previu o apoio do IBGE e da antiga Secretaria dos Direitos Humanos, atual Ministério dos Direitos Humanos, para realização do trabalho.

publicidade

Ao decidir o caso, no dia 17 deste mês, a juíza federal Maria Alice Paim Lyard entendeu que há inércia do Estado em colocar o decreto em prática e determinou que a União e o IBGE tomem as medidas necessárias para incluir a população no censo.

“Considerando o longo prazo desde a edição do decreto, entendo que restou caracterizada a inércia prolongada e omissão dos réus, que comprometem o planejamento e efetivação de políticas pública direcionadas à população de rua."

Na ação, a defesa do instituto informou à Justiça que não tem capacidade operacional para incluir a população no próximo censo. A Agência Brasil procurou a assessoria de imprensa do IBGE, mas não conseguiu contato.

publicidade
publicidade
Em três meses, Polinter recapturou mais de 280 foragidos da Justiça em Manaus
Justiça decreta prisão de três pessoas pelas mortes na Muzema, no RJ
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.