Publicidade
Cotidiano
Saúde

Lacc busca apoio da população para ampliar ações sociais

Só em 2015, as ações da entidade beneficiaram cerca de 100 mil pessoas, entre pacientes, familiares, acompanhantes e o público envolvidos em atividades sociais de cunho preventivo 06/09/2016 às 16:41
Show unnamed
Criada há 60 anos, a Lacc tornou-se indispensável na realização de ações voltadas à prevenção, atuando diretamente em importantes campanhas no Amazonas
acritica.com

Inaugurada há nove meses, a sede da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), instituição de cunho filantrópico, conta agora com a ajuda da sociedade para colocar sua hospedaria em funcionamento, acolhendo e abrigando pacientes oncológico de fora de Manaus, que buscam tratamento especializado na capital.

O agendamento das doações pode ser feito através dos telefones 2101-4949 e 2101-4900. Só em 2015, as ações da entidade beneficiaram cerca de 100 mil pessoas, entre pacientes, familiares, acompanhantes e o público envolvidos em atividades sociais de cunho preventivo.

Com mais de dois mil metros de área construída, a ONG, situada no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste da cidade, foi erguida principalmente através do esforço de voluntários e de doações de pessoa física, explica o presidente da entidade, mastologista Manoel Jesus Pinheiro. Os contribuintes ajudaram diretamente não só com a realização da obra, mas com todas as ações desenvolvidas pela entidade de cunho filantrópico, em prol dos pacientes de baixa renda em tratamento na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade do SUS de referência no Norte do País.

Criada há 60 anos, a Lacc tornou-se indispensável na realização de ações voltadas à prevenção, atuando diretamente em importantes campanhas no Amazonas, a exemplo do Outubro Rosa, que busca chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de colo uterino e mama, os mais incidentes no Estado entre as mulheres.

A diretora administrativa da ONG, enfermeira Marília Muniz, destaca que, ao colocar a hospedaria da entidade em funcionamento, os custos mensais irão aumentar substancialmente, já que os pacientes receberão assistência completa no local. "Os pacientes não terão apenas um lugar para dormir. Eles terão direito a três refeições ao dia e poderão contar com lavanderia, sala de lazer, ludoteca, entre outros espaços e serviços. Por isso, precisamos aumentar em pelo menos R$ 100 mil nossa receita mensal", destaca.

De acordo com ela, atualmente, uma parte dos pacientes que vêm de fora do Estado ou do interior do Amazonas, é acolhida e alojada em imóveis alugados pela Lacc. Uma das medidas adotadas pela direção da entidade para ampliar o número de contribuintes, foi o lançamento, há pouco mais de um mês, da campanha "Triplique essa ideia". A iniciativa tem como foco, incentivar os atuais colaboradores a indicarem novos potenciais doadores à instituição. Ampliando a arrecadação, amplias-se também a abrangência das ações sociais.

A Lacc atualmente auxilia pacientes oncológicos em tratamento na FCecon com ações em diversas áreas. Algumas delas são: transporte em vans próprias, com três viagens ao dia, abrangendo vários itinerários; doação de aproximadamente 300 lanches diariamente a pessoas que aguardam por atendimento ambulatorial na unidade hospitalar; custeio de aluguéis sociais mensalmente; suporte de recursos humanos aos departamentos de Prevenção e Cuidados Paliativos da FCecon; doação mensal de cestas básicas a pacientes de baixa renda, entre outras.

*Com informações da assessoria de comunicação.

Publicidade
Publicidade