Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
NOVO COMANDO

Líder do Governo, David Almeida é o novo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas

David Almeida recebeu 17 votos, contra dois votos em Bosco Saraiva, dois em José Ricardo e outro dois em branco



COMUNICADO-DAVID-ALMEIDA_ACA-2.jpg David Almeida está em seu terceiro mandato como deputado estadual (Foto: Alberto César Araújo / ALEAM)
22/12/2016 às 15:38

Atual líder do governo na Assembleia  Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), o deputado estadual David Almeida (PSD) foi eleito pelos seus pares como o novo presidente da Casa. Ele venceu Bosco Saraiva e José Ricardo, com 17 votos, e assume o comando por dois anos, a partir de 2017.

David Almeida, que está em seu terceiro mandato legislativo, era segundo vice-presidente da ALE-AM e conseguiu aglutinar apoio de vários aliados da atual mesa diretora para vencer a eleição. Entre eles o do atual 1º vice-presidente, Belarmino Lins (PMDB).  Belão abdicou de disputar o comando da Casa e ficou como 2º vice-presidente. O atual presidente, Josué Neto, ficou como 3º vice-presidente.

David Almeida prometeu que fará com que as emendas impositivas sejam aprovadas e continuar a luta para dar boas condições do governo, usando como exemplo que, diferente de outros Estados, o 13º salário dos servidores já foi pago. "Vou exercer está função assim como exerci outros cargos nesta Casa. Estive como líder do governo no pior momento político econômico deste Estado, mas pudemos contribuir para dar boas condições com as reformas que aprovamos nesta Casa", declarou Almeida. 

Dos 24 deputados, 23 deles marcaram presença na eleição, realizada no plenário da ALE-AM na tarde desta quinta-feira. O único ausente foi o deputado Vicente Lopes (PMDB), que pleiteava uma candidatura à presidência, mas não conseguiu os apoios necessários.

Sidney Leite,que deixou a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) para voltar à ALE-AM, com o intuito de brigar pela presidência, votou em branco. O outro voto em branco foi de Wanderley Dallas (PMDB).

Os votos em José Ricardo foram dele e de Luiz Castro (Rede). Já Bosco Saraiva recebeu o voto dele e de Alessandra Campêlo (PMDB).

Outros cargos 

Só houve disputa em outros dois cargos: vice-presidente e secretário-geral. Para vice-presidente, foi eleito Adbala Fraxe (PTN), que recebeu 14 votos, contra 9 para a deputada Alessandra Campêlo (PMDB). 

Na disputa pela secretaria-geral, Sabá Reis (PR) bateu Luiz Castro, por 15 votos a 8.

Para os outros cargos, não houve disputa, uma vez que nenhum parlamentar, além dos que já formavam a chapa junto com David Almeida, quis se candidatar.

 Confira a composição da Mesa Diretora 2017-2018.

Presidente - David Almeida (PSD)

vice-presidente - Abdala Fraxe (PTN)

Segundo vice-presidente - Belarmino Lins (Pros)

Terceiro vice-presidente - Josué Neto (PSD)

Secretário Geral - Sabá Reis (PR)

Primeiro Secretário - Platiny Soares (Democratas)

Segundo secretário - Ricardo Nicolau (PSD)

Ouvidor/Corregedor - Carlos Alberto (PRB)

*Colaborou Geraldo Farias

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.