Quarta-feira, 03 de Junho de 2020
POLÍTICA

Lideranças admitem que Aliança pelo Brasil está fora da eleição deste ano

Processo de validação das assinaturas de apoio à sigla de Bolsonaro pode deixar a legenda sem registro. Até a quarta-feira, o TSE só havia validado 3.334 assinaturas das 492 mil exigidas



alian_a_AE9006C5-A705-4043-BC0C-714289103681.JPG Foto: ed
29/02/2020 às 07:13

A cúpula nacional do Aliança pelo Brasil, movimentos de direita e parlamentares que giram na órbita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já reconhecem que a sigla, em processo de criação, não poderá participar das eleições deste ano por causa da demora no processo de validação das assinaturas exigidas pela legislação.  

Segundo o representante do movimento ‘Conservador Amazonas’, Sérgio Kruke, a organização ajudou a bater a meta local de cinco mil assinaturas. Ele disse que aguarda orientação do vice-presidente do Aliança, Felipe Belmonte, para poder dar continuidade ao recolhimento de apoio para criação da sigla.



“No momento, não vamos fazer nenhum evento, estamos esperando um retorno de Brasília, do vice-presidente Felipe Belmonte para saber se é necessária a continuação do nosso trabalho ou não, até porque passamos da meta, em mais de três vezes, então o objetivo aqui foi alcançado. O objetivo nosso foi alcançado: aqui no Amazonas passamos da meta, que era 5 mil assinaturas, chegamos quase a 15 mil assinaturas”, esclareceu Sérgio Kruke.

O prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para que as siglas obtenham registro para poder a disputar eleição de outubro é 4 de abril. Até a quarta-feira, o TSE só havia validado 3.334 assinaturas das 492 mil exigidas.

Sobre diminuir o ritmo das atividades, o movimento ‘Endireita Amazonas’ respondeu que o grupo pró-Bolsonaro pretende seguir com a coleta de assinaturas, mas que, por enquanto, deve priorizar a manifestação do próximo dia 15 de março.

“A gente pretende continuar com a coleta de assinaturas aqui. Agora, é claro que vai diminuir um pouco a intensidade, porque a gente tem outras pautas. Já sabemos que até o dia 4 de abril que teria que está 100%, as assinaturas todas registradas no site do TSE, a gente sabe que não vai acontecer”, lamentou.

Plano B

Um das figuras mais interessadas na criação do Aliança pelo Brasil no Amazonas, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas(ALE-AM), Josué Neto (ex-PSD), que apostava na viabilidade da legenda para tentar concorrer à Prefeitura de Manaus, disse que já iniciou diálogos com partidos de direita para uma eventual candidatura.

Ao ser questionado se o Patriotas, que já lançou pré-candidato, seria um desses partidos, o deputado desconversou. 

“Já foi iniciado alguns diálogos com partidos que estejam na base do presidente Bolsonaro. Não há um partido definido ainda. Isso será construído não por mim mas por muitas pessoas que acreditam em uma Manaus com mais empregos, transporte com qualidade, trânsito de melhor fluidez e com planejamento para os próximos dez anos na área de saneamento básico”, disse.

Blog: Delegado Péricles, deputado estadual (PSL)

“Estamos cientes do tempo exíguo  para realização dos trâmites que viabilizem e dêem corpo à sigla para um processo eleitoral. Mas assim como o nosso próprio presidente Bolsonaro tem afirmado desde o início, nosso foco e nossas ações não estão voltadas para a campanha deste ano e sim para a criação e consolidação do partido, da continuidade da defesa por nossos ideias independentemente de data eleitoral. Acredito que o fato de o Aliança não entrar em processo eleitoral neste ano, ao contrário de enfraquecer o presidente Bolsonaro, o fortalecerá, o ajudará, inclusive, a filtrar quem de fato está no Aliança pelo propósito inicial e não por interesse partidário. Quanto às mobilizações, temos, por meio do apoio de voluntários, mantido pontos de coleta em toda a cidade. Nosso trabalho continuará assim até de fato confirmarmos a oficialização do Aliança. Hoje, por exemplo, estou em Manacapuru a fim de que todo o Amazonas tenha oportunidade de demonstrar seu apoio ao presidente Jair Bolsonaro”.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.