Publicidade
Cotidiano
DIREITOS HUMANOS

Livro de Marielle Franco sobre segurança pública será lançado durante evento na UEA

Fórum do Observatório da Cidadania e Relações de Poder acontece nesta sexta-feira, no Centro de Manaus 06/12/2018 às 13:44
Show b0407 60f 1ee02a2c 300f 4d18 be81 db4106d8ae65
Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

Com o tema “O futuro da política nacional de Direitos Humanos e igualdade racial”, a segunda edição do Fórum do Observatório da Cidadania e Relações de Poder acontece nesta sexta-feira (7), a partir das 13h30, no Miniauditório da Escola Superior de Artes e Turismo da UEA (avenida Leonardo Malcher, 1728, Centro).

Durante o evento, também será lançado o livro “UPP – A redução da favela a três letras”, da ativista e vereadora carioca Marielle Franco, executada em março deste ano. Fruto da dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração, da Universidade Federal Fluminense, o livro mostra como o modelo de segurança pública do Rio de Janeiro reforça o chamado Estado Penal, com foco na repressão dos mais pobres.

“O Estado Penal, pelo discurso da insegurança social, aplica uma política voltada para repressão e controle dos pobres. A marca mais emblemática deste quadro é o cerco militarista nas favelas e o processo crescente de encarceramento, no seu sentido mais amplo. As UPPs tornam-se uma política que fortalece o Estado Penal com o objetivo de conter os insatisfeitos ou ‘excluídos’ do processo, formados por uma quantidade significativa de pobres, cada vez mais colocados nos guetos das cidades e nas prisões”, escreveu a autora em um trecho do livro.

O Observatório da Cidadania e Relações de Poder é uma parceria entre o Laboratório de Pesquisa em Ciências Sociais da Amazônia e o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA.

Publicidade
Publicidade