Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
Notícias

Longevidade em alta: 52,5 milhões de minutos de vida

Altacyr Cavalcante de Melo entra nesta sexta-feira (2) no clube dos centenários



1.jpg Com filhos, netos e bisnetos reunidos, Altacyr Cavalcante de Melo festeja hoje 100 anos. Ela atribui a longevidade à fé inabalável em Santo Antônio
01/08/2013 às 22:15

Para a família da dona de casa Altacyr Cavalcante de Melo, a fé e a espiritualidade são as fontes da longevidade da matriarca, que hoje festeja  100 anos de vida. Nascida em 1913, Altacyr dedicou sua vida aos quatro filhos, 13 netos e 15 bisnetos. Aparentemente pouco debilitada, mesmo com a idade avançada, está preparada para apagar as velas do bolo de seu centésimo aniversário. Motivo de muita alegria e de orgulho para a família.

Tendo enfrentado a dor da perda de dois filhos e do marido, a família concorda que entre os fatores principais para que Altacyr chegasse aos 100 anos de vida está a capacidade dela em lidar com essas situações e conseguir dar a oportunidade de ver o lado mais leve da vida para continuar seguindo em frente.

Num país em que a expectativa de vida gira  em torno de 70 anos, a filha de Altacyr, Maria do Perpétuo Socorro Melo, de 73 anos, reconhece que viver até 100 anos não é fácil por conta de situações adversas da vida. Ela vê na mãe a figura de uma mulher guerreira. Se limitando a falar pouco,  Altacyr afirma: “É uma benção de Deus”.

 “Meu pai era representante comercial e era quem sustentava a família. Ele morreu em 1950 e a partir daquele momento minha mãe assumiu o papel de pai e mãe. Começou a fazer bolos e salgados para vender e daí tirar o sustento da casa. Sofremos com a dor da perda de meu pai, mas vi minha mãe sendo uma guerreira em continuar sozinha superando as dificuldades colocando-as nas mãos de Deus. Agradecemos por ele ter nos concedido a graça de ela estar ao nosso lado festejando 100 anos”, disse.

É evidente a emoção e a felicidade da família momentos antes da festa do centésimo aniversário da matriarca que será realizada hoje à noite. Foram três meses de dedicação aos preparativos da festa que vai reunir grande parte da família.

“Todos os anos festejamos o aniversário dela e esse é especial. Meu irmão está vindo do Rio de Janeiro, netos e bisnetos dela que moram em Porto Velho e em São Paulo também estão vindo. Foi tudo planejado como na festa das bodas de ouro do meu casamento, em 2011. Desde lá não conseguíamos reunir toda a família”, relatou  Socorro.

Tudo foi pensado nos mínimos detalhes. No convite, a imagem de Santo Antônio em baixo relevo mostra a devoção de Altacyr ao santo. “A lembrancinha também será uma imagem de Santo Antônio dentro da capelinha”, detalhou Maria do Perpétuo Socorro. Uma missa de Ação de Graças também será celebrada pelo bispo emérito Dom Luiz Soares Vieira.



Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.