Publicidade
Cotidiano
INICIATIVA

Maio Amarelo: Detran-AM inicia campanha de conscientização e educação no trânsito

A programação da campanha se estenderá até o fim do mês com o objetivo de sensibilizar a população 02/05/2017 às 05:00
Show m rcio
Acidente no quilômetro 19 da AM-010 deixou uma pessoa morta. Foto: Márcio Silva - 23/mar/2017
Joana Queiroz Manaus (AM)

Começa nesta terça-feira (2) a campanha Maio Amarelo 2017, que tem como objetivo chamar a atenção da população amazonense sobre a  importância de tomar as decisões corretas em relação ao trânsito por meio de   ações educativas, conforme informou o diretor-presidente do  Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM),  Leonel Feitoza.

“Não dirigir se for beber, não usar o celular enquanto dirigir, usar cinto de segurança, dar preferência ao pedestre na faixa, não entregar a direção de  um veículo a pessoa não habilitada... São muitas as situações em que tomar a decisão correta faz toda a diferença. É pra isso que vamos chamar atenção durante todo o mês de maio. Vamos realizar ações educativas nas escolas, nas ruas, nos bares, empresas e também nas igrejas”, anunciou.

De acordo com Leonel Feitoza, o trânsito ainda é um dos maiores responsáveis  por mortes.  De acordo com dados da ONU, anualmente, aproximadamente 2 milhões de pessoas morrem em acidentes de trânsito. No Brasil, esse número chega a 70 mil  e o que mais preocupa é que o País  é o atual campeão de mortes no trânsito de jovens com idade entre 18 a 30 anos.

Em Manaus, as principais causas de mortes são as imprudências. Os motociclistas, afirmou Feitoza, são os maiores responsáveis pelas imprudências. Muitos deles dirigem em alta velocidade, na contramão, sem o capacete e por cima de calçadas, disse.  Também é alto o número de motoristas que dirigem embriagados e falando ao celular, ressaltou o chefe do Detran-AM. Leonel Feitoza disse que nos últimos anos o Maio Amarelo tem gerado resultados  positivos.  Ele acredita que com o passar do tempo a população tem tomando consciência da importância de ter  cuidado ao dirigir e que isso salva vidas.

Conforme informações da assessoria de imprensa do Detran-AM, o lançamento da programação da campanha educativa Maio Amarelo  que tem como tema “Atenção pela vida”, aconteceu na última sexta-feira, mas por conta do feriado de ontem, um novo ato público e uma  blitz educativa  serão  realizadas no  município de Iranduba (a 22 quilômetros de Manaus), na Região Metropolitana.

A ação será realizada em parceria com o Instituto Municipal de Trânsito de Iranduba, além do Movimento Pedala Manaus, Sindicato dos Centros de Formação de Condutores e a Liga Amazonense de Trauma. A programação terá inicio às 9h, na praça central da cidade.

A campanha se estenderá ate o dia 31 de maio, com ações no Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Manacapuru, e Parintins. Além das blitz educativas, palestras em escolas, empresas, igrejas e feiras, o Detran também vai realizar mais uma edição do curso Mecânica de Salto Alto.

Marco da ONU

Maio foi escolhido por se tratar de um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo.

Publicidade
Publicidade