Publicidade
Cotidiano
Notícias

Mais de 155 mil candidatos disputam o Enem neste fim de semana no Amazonas

Provasacontecem amanhã, 26, e domingo, 27, e começam a partir das 11hs. Candidatodeve sair com antecedência de casa 25/10/2013 às 07:27
Show 1
Em Manaus e em 46 municípios do interior do Amazonas, mais de 155 mil candidatos farão as provas do exame nacional neste fim de semana, a partir das 11h
jornal a crítica ---

Com a participação de 155.438 mil candidatos no Amazonas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado neste sábado (26), e no domingo (27). No País, são mais de 7,1 milhões de inscrições.

As provas em Manaus começam às 11hs e o candidato deve chegar pelo menos com uma hora de antecedência ao local da prova. O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação.

A coordenadora do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Vera Lúcia Lima, orienta os candidatos a conhecerem o local da prova antes para não terem dificuldade de chegar e se antecipem no deslocamento no dia marcado.

Vera reforça que o exame começa às 11hs em Manaus e em 46 municípios do interior. Nos demais, os alunos têm que se deslocar para outros locais próximos. Segundo ela, como é um exame não obrigatório, o MEC é quem define, de acordo com o número de inscritos, se vai realizar a prova.

Para evitar atrasos, principalmente diante dos engarrafamentos que deverão ocorrer devido ao deslocamento dos milhares de estudantes, a coordenadora recomenda que o candidato saia pelo menos duas horas antes do horário previsto para iniciar o exame.

Ela alerta ainda para que os candidatos procurem alimentar-se antes de ir ao local da prova, dando preferência a alimentos leves, devido ao horário prolongado do exame. Uma recomendação é para que levem alimentos práticos, como “barras de cereais”, que são fáceis de ser manuseadas e garantem suprimento importante em pouca quantidade.

EQUIPAMENTOS

Outra recomendação essencial é para o candidato levar um documento original com foto, podendo ser carteira de identidade, de habilitação, passaporte, identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que, por lei, tenham validade como documento de identificação, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997, entre outros listados na relação no site do MEC. Não serão aceitas cópias de documento, alertou a Seduc.

A Seduc recomenda também para que, ao entrar na sala, o candidato desligue todos os equipamentos eletrônicos que tiver em mãos. Se isso não acontecer e algum aparelho telefônico tocar ou fizer qualquer ruído, será motivo para eliminação do candidato. Para facilitar esse processo, serão entregues saquinhos de plásticos para que os equipamentos, desligados, sejam guardados, explica a coordenadora.

De acordo com Vera Lima, em todos os municípios onde haverá prova os dirigentes das escolas foram orientados a reforçar, junto aos alunos, a atenção ao horário. Como Brasília adota o horário de verão e o Amazonas não, a diferença de duas horas faz com que as provas, aqui, comecem às 11hs.

Aulões para reforçar conteúdos

Há duas semanas, a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) reforçou o preparativo dos alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual para o exame de ingresso ao ensino superior. Pelo Centro de Mídias, aulas foram transmitidas ao vivo para escolas de Manaus e de todos os municípios do interior. O objetivo, segundo o secretário Rossieli Soaes, era reforçar conteúdos educacionais preparatórios para a realização do Enem. Esse projeto beneficiou mais de 20 mil alunos, chegando a todos os 61 municípios do interior Amazonas, por sinal de satélite, e também pode ser acompanhado em 14 grandes escolas de Manaus, informou o secretário.

Publicidade
Publicidade