Publicidade
Cotidiano
Dinheiro esquecido

Mais de 22 mil pessoas não sacaram benefício do PIS/Pasep no Amazonas

Prazo para resgatar benefício termina na próxima quinta-feira (30). Têm direito ao valor aqueles cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e exercido atividade remunerada por um mês em 2014 28/06/2016 às 12:18
Show dinheiro
Trabalhadores devem entrar em contato pelo número 158 para saber se têm direito (Foto: Divulgação)
Rebeca Mota Manaus (AM)

Pelo menos 22 mil trabalhadores amazonenses ainda não foram às agências da Caixa e do Banco do Brasil para sacar o abono salarial de um salário-mínimo (R$ 880) do PIS/Pasep referente ao ano-base 2014. O prazo para resgatar o benefício termina na próxima quinta-feira (30).

Têm direito ao benefício os trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e que tenham recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos e exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2014.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) atualizado em Maio, faltam ainda mais de 22 mil pessoas sacarem o benefício, que contabiliza mais de 197 mil reais. E caso o dinheiro não for sacado pelo trabalhador, este valor será repassado ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O trabalhador que possuir o Cartão Cidadão e senha cadastrada pode sacar o PIS nos terminais de autoatendimento da Caixa, ou em qualquer Casa Lotérica. Caso não tenha, pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de documento de identificação. Os participantes do Pasep, após verificar se houve depósito na conta, devem procurar uma agência do Banco do Brasil.

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são contribuições sociais feitas pelas empresas para financiar os benefícios do Seguro-Desemprego e do abono salarial. O PIS é destinado aos funcionários de empresas privadas, regidos pela CLT e o Pasep, aos servidores públicos.

Para saber mais sobre o direito ao saque do PIS/Pasep basta ligar para a Central de Atendimento “Alô Trabalho” do Ministério do Trabalho através do número 158, para a Caixa no 0800-726 0207 ou/e para o Banco do Brasil 0800-729 0001.

Publicidade
Publicidade