Publicidade
Cotidiano
Notícias

Mais de 50 Congregações religiosas da igreja católica se reunirão no Largo São Sebastião

Celebração da escolha da vida religiosa reunirá membros de mais de 50 comunidades religiosas de Manaus, no sábado 15/08/2013 às 08:43
Show 1
No sábado, o Largo São Sebastião, no Centro, será o ponto de encontro das congregações durante a Mostra Vocacional
Steffanie Schmidt ---

Uma grande feira com a participação de mais de 50 congregações religiosas da Igreja Católica em Manaus reunirá a toda a comunidade religiosa, jovens e missionários no próximo sábado, a partir das 16h, no Largo São Sebastião, Centro.

A Mostra Vocacional é organizada todos os anos pela Conferência dos Religiosos do Brasil, Regional Manaus. O objetivo é celebrar a escolha da vida religiosa e também chamar à vocação aqueles que se sentirem propensos à assumir algum compromisso com Deus.

“Reunimos todas as congregações para apresentarem seus materiais de divulgação que podem ser banners, faixas, cartezes, fitinhas, santinhos... Sempre temos jovens que se interessam. O convite é aberto à toda sociedade”, explicou a irmã Irene Tondin, uma da responsáveis pela organização do evento. Todo o material será exposto em mesas. Não haverá estandes.

Agosto é o mês das vocações desde 1981, para a Igreja Católica. A cada semana, um chamamento é lembrado. Na primeira, celebra-se a vocação sacerdotal. Na segunda, lembra-se a vocação da família na pessoa do pai. No terceiro domingo, que será o próximo dia 18, a Igreja lembra dos religiosos: homens e mulheres que vivenciam os votos de castidade, obediência e pobreza, e .consagraram suas vidas a Deus e ao próximo. No último domingo de agosto, é a vez de celebrar todos os leigos que, entre família e afazeres, dedicam-se aos trabalhos pastorais, à catequese e também missionários.

Até às 18h, o grupo de jovens será o responsável pela animação com shows de bandas católicas. Após esse horário, haverá uma missa ao ar livre que será celebrada pelo arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani, membro da Congregação do Espírito Santo (Espiritanos). Na ocasião, também será comemorada a Festa de Assunção de Nossa Senhora, celebrada sempre no primeiro domingo após o dia 15, data convencionada pela Igreja em alusão à assunção da mãe de Jesus aos céus.

De acordo com irmã Irene Tondin, a proposta é fazer um evento diferente a cada ano. “No ano passado, fizemos apenas a concentração de pessoas no Largo São Sebastião e seguimos com uma caminhada até a igreja de Aparecida, culminando com uma missa no local. Este ano, preferimos concentrar tudo em um só local. Ainda não sabemos como será o ano que vem”, disse.

Publicidade
Publicidade