Publicidade
Cotidiano
Notícias

Mais de 60 mil farão as provas do PSC da Ufam, neste domingo

Na capital, 38.894 prestarão o exame e mais 28.002 no interior do Amazonas, totalizando 66.896 estudantes 27/11/2015 às 22:29
Show 1
Conforme a coordenação do PSC/Ufam, os portões dos locais de prova serão fechados às 8h horário de Manaus
Marcela Moraes Manaus (AM)

Neste domingo, mais de 60 mil estudantes participam das provas do Processo Seletivo Contínuo (PSC) 2015, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Os portões dos locais de prova serão fechados às 8h horário de Manaus. Na capital, 38.894 participantes prestarão o exame e mais 28.002 inscritos são do interior do Amazonas, totalizando 66.896 estudantes inscritos no exame.

E para sair na frente em meio a tantos concorrentes, é preciso ter alguns cuidados para não perder a prova e controlar a ansiedade na hora da aplicação do exame. O coordenador do Pré-Vestibular, Alpha Tirson Benarrós, faz algumas recomendações para os candidatos.

“No sábado à noite recomendo que o candidato não saia para festas, o ideal é que faça programas que deixem o cérebro descansar, se decidir sair, faça programas leves como ir ao cinema, encontrar amigos para conversar ou ficar em casa relaxando. De preferência deve ir dormir no máximo às 22h para ter pelo menos 8h de descanso, o candidato deve evitar as redes sociais para não se distrair, perder a noção do tempo e ficar até altas horas acordado”, orientou.

No dia da prova o candidato deve estar bem alimentado e também é recomendado que leve uma barra de cereal, frutas e água. Segundo Tirson chocolate não é indicado pois nesse caso pode aumentar ainda mais a ansiedade durante a prova.

 O professor atenta para a questão do deslocamento até os locais da prova. “Geralmente a frota de transporte coletivo é reduzida aos domingos por isso é importante sair de casa com antecedência. Para quem vai de carro também tem a questão do trânsito, como serão vários candidatos se direcionando para várias escolas pode ter engarrafamento e o trânsito pode estar lento”, alertou.

A prova do PSC tem duração de 4h para a primeira e segunda etapa e 5h para quem é finalista do ensino médio, segundo o professor distribuir o tempo para realização da prova é fundamental. “O candidato deve iniciar a responder as questões pelas disciplinas que mais tiver afinidade para então seguir para as mais “difíceis”, o nível de exigência do PSC é maior que em outras provas”, advertiu.

Os candidatos dos 1º e 2º anos do ensino médio responderão a 54 questões da prova objetiva, sendo dez de língua portuguesa, oito de matemática e seis de física, química, biologia, história, geografia e literatura. Além das seis questões das disciplinas avaliadas nas etapas anteriores, os finalistas do 3º ano responderão a perguntas sobre língua estrangeira e comporão a redação.

A presidente da Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec), Ana Galotta, ressalta que  é necessário observar o horário de aplicação de acordo com o horário de Manaus e com pelo menos uma hora de antecedência.

Aplicação 

As provas serão aplicadas em todos os 62 municípios do Estado. Para os candidatos das 1ª e 2ª etapas, a prova encerrará às 12h, já para os alunos do 3º ano do ensino médio, o término será às 13h. Serão 208 escolas no Estado que servirão de locais para as provas.

Fases das provas

De acordo com assessoria da Ufam, 31.482 estudantes farão a prova pela primeira fase, 20.660 alunos do segundo ano, pela  segunda fase e 14.754 finalistas do ensino médio disputam as 2.735 vagas com ingresso em 2016.

Publicidade
Publicidade