Quinta-feira, 18 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Notícias

Mais um gato é vítima de maus-tratos em Iranduba (AM)

O felino ‘Belo’ sofreu laceração anal e teve que passar por um procedimento cirúrgico após ser vítima de maus-tratos. A polícia de Iranduba investiga o caso. No começo do ano outro caso de violência contra animais chamou a atenção no local. À época um homem quase matou um gato a mordidas 


24/04/2013 às 09:38

Após encontrar seu gato de estimação com ferimentos no rabo e no ânus, o tutor do animal registrou um boletim de ocorrência nesta segunda-feira (22) na delegacia da polícia civil do município de Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus). De acordo com o laudo veterinário, o gato sofreu laceração perianal provocada por material cortante, o que se assemelharia a um estupro, se tivesse ocorrido em um humano. Em janeiro deste ano outro caso envolvendo maus-tratos a um gato chocou a população. Um vídeo flagrou um homem que atacou um gato a mordidas.

O tutor do animal, A.R.S.M, 20, ajudante de pedreiro – que preferiu não ser identificado por questões de segurança –, disse que o gato possui sete meses de idade, chama-se Belo e é extremamente manso. “Ele costuma ficar sentado em frente de casa, e no sábado (20) alguém passou e o pegou, sem que víssemos. Às 19h, fomos chamá-lo para dar ração e ele não apareceu. No outro dia (domingo, 21), às 5h30, ele reapareceu em casa com o rabo cortado e o ânus rasgado, miando como se estivesse gritando e sangrando bastante nas regiões feridas”, afirmou.

Laceração perianal

O gato Belo recebeu atendimento veterinário na tarde desta segunda (22). O responsável pela consulta foi o médico veterinário Marcelo Gama. De acordo com Gama, uma moça de identidade desconhecida ligou para ele contando sobre o caso, se comprometendo em custear o atendimento do bichano, já que o dono do animal não teria condições de fazê-lo. Marcelo apontou ainda que optou por atender gratuitamente o animal. A situação do gato foi anunciada na página de uma ONG de ajuda animal do Amazonas.


Segundo o veterinário Marcelo Gama, foi constatado que o gato sofreu luxação no rabo e laceração perianal. “Não podemos dizer que ele sofreu estupro, porque ele não é humano. Conforme a Lei 9.605/98, de Crimes Ambientais, o que o gato sofreu caracteriza-se como maus-tratos. Mas, fiz a consulta clínica e em seguida nós tivemos que fazer uma reconstituição cirúrgica do orifício anal do animal. Percebemos que o animal estava desidratado e debilitado, e ele ficou em tratamento clínico no soro posteriormente à cirurgia”, acrescentou Gama.

A ferida presente no animal foi feita com material cortante não identificado, assegurou o veterinário. “Eles introduziram o material no reto do animal. Quando puxaram, isso acabou cortando o ânus do gato”, destacou Marcelo que revelou ainda que o ferimento do animal está previsto para cicatrizar em torno de 10 dias. Depois da cicatrização, o animal deverá retornar ao consultório para retirar as suturas, que envolvem os 19 pontos externos devido a reconstituição anal.

Sem suspeitos

De acordo com o ajudante de pedreiro, que também cria outros dois gatos e um cachorro, não há suspeitas de quem possa ter cometido o ato contra o animal. “Ele está vivo, andando e se alimentando, mas está uma situação bastante precária. Ele demonstra sentir bastante dor e ao andar, ainda deixa rastros de sangue pela casa”, adiantou.

O ajudante de pedreiro afirmou que é a segunda vez que um animal seu é maltratado. Há cerca de quatro meses, um outro gato chamado Negão sumiu no mesmo horário em que Belo desapareceu, e reapareceu na manhã seguinte com a boca queimada por cigarro.

Gata Irandubinha

Um caso semelhante de maus-tratos a felinos aconteceu em janeiro deste ano, no mesmo município de Iranduba. Um vídeo postado na tarde do dia 20 de janeiro de 2013 flagrou um homem atacando um gato a mordidas na jugular. O material foi gravado no município de Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus).

"A lei é muito tênue no tratamento com os infratores", diz delegada titular da DEMA

publicidade
publicidade
Casal é preso por roubar celular e R$ 490 de avós de 80 e 72 anos em Iranduba
Iranduba sofre, mas vence a primeira no Brasileirão Feminino diante do Vitória-BA
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.