Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019
PECUÁRIA

Manaquiri lança programa de melhoramento genético do rebanho bovino

Projeto “Multiplica Manaquiri" qualificar rebanho bovino do município. Rebanho local tem cerca de 10 mil cabeças



WhatsApp_Image_2019-06-21_at_21.42.53_2805C2F1-D7E3-4B0D-A65C-079C0263E37F.jpeg Foto: Divulgação
21/06/2019 às 22:30

Elevar a qualidade do rebanho bovino de Manaquiri por meio do processo de melhoramento genético. Esse é o principal objetivo do projeto “Multiplica Manaquiri: Trabalhando o Melhoramento do Rebanho Bovino de Manaquiri”, lançado na manhã dessa sexta-feira (21), no auditório da Prefeitura. Durante o evento, foram explicadas as linhas gerais do programa, que vai oferecer ao produtor local tecnologia e conhecimento para aumentar a produção.

O município de Manaquiri tem um potencial pecuário imenso, com um rebanho entre 10 mil e 12 mil cabeças de gado divididos por cerca de 480 criadores. “Mas hoje o setor trabalha na pecuária tradicional, ou seja, com o nível tecnológico muito baixo o que diminui a competitividade no mercado”, comenta o veterinário Alberto Nascimento, responsável técnico do projeto.

De acordo com Nascimento, o programa de reestruturação pecuária de Manaquiri vai trabalhar na identificação das propriedades, os tipos de criação e de pastagem, a forma de manejo da nutrição dos animais, manejo sanitário e manejo reprodutivo. “Tudo isso para melhorar a qualidade do padrão racial do rebanho de Manaquiri, buscando mais qualidade e quantidade”, explica.

Segundo o prefeito Jair Souto, a ideia é implantar na pecuária de Manaquiri o que há de melhor no setor, trazendo técnicas que já estão dando certo nos grandes criadouros do Brasil. “Mas, para isso, estamos ouvindo os produtores locais e diagnosticando suas propriedades para implementarmos as ações de forma correta para realmente conseguir melhorar o rebanho, além da qualidade financeira dos produtores e a qualidade de vida de todos. Esse projeto vai gerar desenvolvimento social, econômico e financeiro da população do Manaquiri”, afirma Jair.

O secretário Municipal de Produção Rural, Mário Jorge, lembrou que o projeto “Multiplica Manaquiri” é um dos pontos do Planejamento Estratégico do Governo (PEG) da Prefeitura de Manaquiri. “A questão do melhoramento genético do nosso rebanho bovino está entre as metas traçadas pela gestão para os próximos anos”, comenta Mário Jorge, destacando a parceria da Fazenda Favorita e ING Ferradoria no programa.

Receba Novidades

* campo obrigatório
News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.