Segunda-feira, 24 de Junho de 2019
Notícias

Manaus investigada em operação contra fraude em fundos previdenciários

Operação realizada em dez estados aponta Danielle Leite, esposa do deputado Sidney Leite, como suspeita de desvio de recursos



1.jpg Danielle Leite dirigiu o Fundo Único de Previdência do Município de Manaus na gestão do ex-prefeito Amazonino Mendes
20/09/2013 às 07:44

A ex-diretora do Fundo Único de Previdência do Município de Manaus (Manausprev), Danielle Leite, foi indiciada pela Polícia Federal na tarde desta quinta-feira (19), por desvio de recursos durante o tempo em que esteve à frente do órgão, na gestão do ex-prefeito Amazonino Mendes. Ela foi o alvo, em Manaus, da operação Miquéias realizada em seis Estados brasileiros, com o objetivo de desarticular duas organizações criminosas acusadas de fazer lavagem de dinheiro e má gestão de recursos de entidades previdenciárias públicas. Danielle Leite é esposa do deputado estadual Sidney Leite (DEM).

Na manhã desta quinta (19), agentes federais saíram cedo da Superintendência da Polícia Federal, no conjunto D. Pedro 2, Zona Centro-Oeste, para dar cumprimento a mandados de busca e apreensão nos endereço de Danielle. O delegado regional executivo de Polícia Federal, Dércio Carvalheda, disse que não podia falar sobre o caso porque a operação Miquéias foi comandada por Brasília e que a Polícia Federal no Amazonas apenas deu cumprimento aos mandados que chegaram.

De acordo com a PF, a investigação teve início há um ano e meio para apurar lavagem de dinheiro por meio da utilização de contas bancárias de empresas de fachada ou fantasmas, abertas em nome de “laranjas” para ocultar os responsáveis pelas movimentações. A partir daí, foi verificada a existência de uma holding de empresas que consistia em um verdadeiro serviço de terceirização para lavagem de dinheiro proveniente de diversos crimes.

Em 18 meses de investigação, segundo a PF, foram sacados mais de R$ 300 milhões nas contas dessas empresas. Entre os diversos grupos criminosos da organização, a PF individualizou três núcleos distintos que contavam, inclusive, com a participação de policiais civis do Distrito Federal.

Aliciamento
O trabalho de investigação dos agentes constatou ainda que os líderes da organização criminosa aliciavam prefeitos e gestores de regimes próprios de previdência social para que eles aplicassem recursos das respectivas entidades previdenciárias em fundos de investimentos em papeis pouco atrativos, geridos pela própria quadrilha e com alta probabilidade de insucesso.

Esses prefeitos e gestores eram remunerados com um porcentual sobre o valor aplicado. Segundo nota divulgada pela PF, esses fundos eram formados por papeis podres. “Severos prejuízos foram verificados no patrimônio desses Regimes Próprios de Previdência Social”, diz a nota. Foram verificadas irregularidades especificamente nos regimes próprios de previdência social de 15 prefeituras, entre elas a de Manaus.

A denúncia é de lavagem de dinheiro por meio das contas bancárias de empresas de fachada ou fantasmas, abertas em nome de laranjas. Na ocasião, foi verificada a existência de uma holding de empresas que consistia em um verdadeiro serviço de terceirização para lavagem do dinheiro proveniente de crimes diversos.

O dinheiro era creditado nas contas bancárias das empresas investigadas e os valores ilícitos ficavam circulando pelas demais contas ligadas à quadrilha, de onde eram sacados. Em 18 meses, foram sacados mais de R$ 300 milhões. Para não chamar a atenção dos órgãos de fiscalização, os criminosos substituíam periodicamente os laranjas e empresas envolvidas no esquema.

Ex-dirigente silencia sobre o caso
A equipe de reportagem de A CRÍTICA esteve na sede da PF para tentar ouvir a ex-diretora do Manausprev, Danielle Leite, pois havia a informação que estaria lá e até o fechamento desta edição, tentou falar com a mesma, através dos telefones pessoais dela, do deputado Sidney Leite (seu esposo) e da assessoria de ambos. Ao deputado Sidney Leite foram enviadas mensagens ao telefone celular.


Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.