Sábado, 20 de Julho de 2019
Notícias

Manaustrans registra 30 quilômetros de congestionamento

O congestionamento de carros no fim da tarde de sexta-feira (10) foi agravado pela manifestação dos estudantes de medicina e médicos , que tomou conta da Avenida André Araújo e rotatória do Coroado. A retenção nessas áreas causou um efeito cascata em outras vias de Manaus.



1.jpg Manaustrans registrou um congestionamento de 30 quilômetros em Manaus no fim da tarde e início da noite na última sexta-feira (10)
10/05/2013 às 20:51

O fluxo de veículos, acidentes e uma manifestação dos estudantes de medicina ocasionaram um dos dias mais complicados do ano para o transito de Manaus, na tarde e começo da noite de sexta-feira (10). O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) registrou congestionamento de 30 quilômetros em diversas vias da capital amazonense. Também foram registrados seis acidentes de trânsito, incluindo o atropelamento de um manifestante durante o ato, que durou duas horas.

O protesto de médicos e universitários começou na frente da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) na Avenida André Araújo, Zona Centro Sul, às 16h. Segundo a organização, o ato contou com cerca de 350 pessoas, que seguiram até a rotatória do bairro Coroado. No local, os manifestantes chegaram a sentar no chão e parar completamente o trânsito por duas vezes durante dez minutos.


O Manaustrans confirmou que o tráfego de veículos foi mais ‘pesado’ que o usual para uma sexta-feira na cidade. A retenção de veículos na André Araújo e na rotatória do Coroado acabou por criar um efeito cascata que se alastrou por outras vias da cidade e em diversas Zonas. “Muito influenciada pela manifestação, ocorrida na André Araújo, o congestionamento foi refletido em outras vias da cidade. Boulevard Álvaro Maia, Cosme Ferreira, Rodrigo Otávio, Marciano Armond a Mário Ypiranga Filho sofreram com a retenção de carros. Somando todas, girou em torno de 30 quilômetros de congestionamento”, informou a assessoria da Manaustrans.

Ação dos manifestantes ajudou a aumentar os transtornos no trânsito para quem estava se locomovendo na chamada ‘hora do rush’. De acordo com o aplicativo para smartphone ‘Waze’ – que registra a intensidade de tráfego de carros e congestionamentos –, às 18h30 somente nas vias André Araújo, Darcy Vargas e Recife somaram um total de 17quilômetros de trânsito lento ou parado, com velocidade de tráfego oscilando entre 3km/h até 10km/h.


Em vários pontos da cidade o tráfego de veículos estava carregado. No bairro Adrianópolis Zona Centro Sul, em direção ao bairro Vieiralves, a Rua Fortaleza registrou nada menos que 9 quilômetros de trânsito parado. A Rua Dez de Julho, no Centro, registrou 10km/h de congestionamento, assim como a Avenida Eduardo Ribeiro, com 6km/h. General Carneiro, Franco de Assis e Cosme Ferreira também registraram forte congestionamento. “Em um trajeto que costumo levar 15 minutos, do Centro até o bairro Alvorada, consegui fazer em quase uma hora. Estava mesmo um caos”, comenta a analista de marketing Nara Lopes.

‘Efeito Colateral’

O estudante do 8º período do curso de medicina da Universidade do Estado do Amazonas, Fabrício Viana, que esteve presente na manifestação, lamenta o ocorrido no trânsito e classificou como um ‘efeito colateral’ do ato. “Nos manifestamos de maneira pacífica, não chegamos a fechar completamente a via e lamentamos que tenha havido o transtorno. É um efeito colateral que acaba ocorrendo quando é necessário se fazer ouvido”, conta o universitário.

Ele acrescenta que esta é a 1º de muitas outras manifestações que virão por parte dos estudantes de medicina e da classe médica. “A maioria foi avisada com dois dias de antecedência, conseguimos juntar em torno de 350 manifestantes. Nas próximas haverá mais, foi a primeira de muitas”, finalizou.


O presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas foi procurado pela reportagem após a manifestação nos telefones 99**-10**/81**-05**, mas ambos estavam na caixa-postal.

Confira a galeria de fotos aqui.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.