Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019
Protesto

Embaixada da Venezuela em Brasília é invadida por apoiadores de Guaidó

Incidente ocorre no momento em que a capital é sede da cúpula do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), profundamente dividido em torno da questão venezuelana: Rússia e China são os principais aliados de Maduro, enquanto o Brasil apoia Guaidó



Capturar_5489F22E-8434-41D9-A6D9-23B09DF5E679.JPG Foto: Ana Prestes
News thumb afp d084093c bf21 4ede 853c 0cfb6068260d AFP
13/11/2019 às 09:46

Partidários do líder da oposição venezuelana Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino por cerca de cinquenta países, entraram nesta quarta-feira na embaixada de Caracas em Brasília com a cumplicidade de funcionários do local e o ocupam parcialmente, informaram fontes diplomáticas e policiais.

Os partidários de Guaidó afirmam que a entrada foi dada graças ao apoio de funcionários da sede diplomática, enquanto o governo do presidente bolivariano Nicolás Maduro descreveu o ato como "invasão". 



"Denunciamos que as instalações de nossa embaixada em Brasília foram invadidas pela força ao amanhecer. Responsabilizamos o governo brasileiro pela segurança de nosso pessoal e instalações", tuitou o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza.

"Os dois grupos estão lá dentro, tentando encontrar uma solução pacífica", disse o tenente Zé Fonseca à entrada da sede diplomática, da Polícia Militar (PM). 

O incidente ocorre no momento em que Brasília é sede da cúpula do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), profundamente dividido em torno da questão venezuelana: Moscou e Pequim são os principais aliados de Maduro, enquanto Brasília  apóia Guaido. 

A embaixadora de Guaidó, María Teresa Belandria, disse em comunicado que "um grupo de funcionários da embaixada da Venezuela no Brasil entrou em contato conosco para nos informar que reconhecem o presidente Juan Guaidó. Eles começaram a abrir as portas e entregar voluntariamente a sede representação diplomática legitimamente credenciada no Brasil". 

O encarregado de negócios da embaixada, Freddy Mergote, convocou a solidariedade dos "movimentos sociais e partidos polít


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.