Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020
CUIDADOS

Manuseio incorreto de fogos de artifício pode trazer sérios danos à visão

O oftalmologista Swammy Mitozo explica que o manuseio incorreto dos artefatos podem causar vários danos que vão desde queimaduras em córneas, pálpebras, cílios e até perfuração nos olhos



8c684b9f-f096-4c77-8f5d-ff064818d742_83A1C276-2BCA-4541-8943-149234E9D255.jpg Foto: Divulgação
30/12/2019 às 19:41

Mais um ano se encerra e outro toma seu lugar e com ele uma intensa queima de fogos celebra essa chegada que traz esperança e recomeço. Mas, apesar do espetáculo pirotécnico, acidentes com o manuseio incorreto de fogos de artifício podem trazer sérios danos ao olhos e destruir o fim de ano.

Segundo o médico oftalmologista amazonense Swammy Mitozo, fogos de artifício feito com manuseio incorreto podem causar vários danos que vão desde queimaduras em córneas, pálpebras, cílios e até perfuração devido os explosivos contidos nos fogos de artifícios.



Ainda segundo Mitozo, esses acidentes podem causar várias sequelas que vão desde a baixa visual, comprometimento físico e até cegueira. “É importante lembrar que esses acidentes podem causar no individuo olhos vermelhos, dor intensa, dificuldade para abrir os olhos, lacrimejamento e vários outros problemas”.

Para o oftalmologista, é imprescindível verificar a procedência do produto para evitar explosões. Outra dica é quando manipular o objeto, evitar que faíscas e centelhas caiam nos olhos.

"Em caso de acidentes é recomendável que as pessoas não utilizem remédios caseiros ou mesmo medicamentos sem prescrição médica. Devem lavar a região dos olhos com água e procurar imediatamente o serviço de oftalmologia", explicou Mitozo.

Urgência em Manaus

Em Manaus o hospital 28 de agosto tem um serviço de urgência 24h para atendimento de serviço público onde existem especialistas que podem atuar evitando complicações maiores. É importante salientar que o uso de fogos de artifício tem que ser feito por alguém habilitado ou com experiência. Não é recomendado que crianças e adolescentes manuseiem esse tipo de produto.

O oftalmologista ressaltou também que nesse período de festas é bastante importante que tomem cuidado com a saúde dos olhos, pois é muito comum o trauma por conta de rolha de espumante. "Parece bobagem, mas não é. Então quando for utilizar é bom evitar que se posicione na direção de outros indivíduos", disse Mitozo.

É importante que todo cuidado com a saúde seja tomado para que as pessoas possam aproveitar a virada e começar o ano com o pé direito.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.