Publicidade
Cotidiano
CÂMARA

Marcelo Serafim aguarda decisão que pode tirar vaga de Bosco Saraiva em Brasília

Coligação "Renova Amazonas" aguarda julgamento de recurso pelo TRE para revisar votos da coligação. Marcelo Serafim assumiria a vaga de Bosco Saraiva na Câmara dos Deputados, em Brasília 06/11/2018 às 17:35 - Atualizado em 06/11/2018 às 17:51
Show 1541539467920419 f96f70a8 2424 4c10 8a0d 4aa88acbdd97
Foto: Arquivo/AC
Suelen Gonçalves Manaus (AM)

A coligação “Renova Amazonas”, composta pelos partidos PMB, PMN, PSB, PT, Podemos e Pros, aguarda o julgamento de um Recurso Especial Eleitoral que pede a revisão dos votos da coligação. Em caso de decisão favorável do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para a Renova Amazonas, o vereador Marcelo Serafim (PSB) assumiria a vaga de Bosco Saraiva (Solidariedade) na Câmara dos Deputados.

No dia 23 de agosto, o juiz Marco Antonio Pinto da Costa determinou a exclusão do Partido dos Trabalhadores (PT) da Coligação “Renova Amazonas”, encabeçada pelo deputado estadual David Almeida (PSB). O magistrado entendeu como legal a deliberação da Comissão Nacional do PT de que o partido no Amazonas deveria, necessariamente, coligar-se com o PCdoB.

O presidente regional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Serafim Corrêa, disse que a coligação entrou com o recurso especial por entender que as coligações não podiam ser alteradas depois do dia 5 agosto, o que teria ocorrido com a coligação “Eu voto pelo Amazonas” da qual o vice-governador Bosco Saraiva fez parte.

“A coligação faz dois [eleitos], esse direito é nosso e foi usurpado. Basta fazer as contas e ver quem se candidatou até o dia 5. A nossa tese é de que aquela coligação não pode assumir porque já tinha passado o prazo. O PT local não descumpriu nenhuma orientação do PT nacional, portanto, não tinha motivo pra fazer o que foi feito, ao contrário, o PT local seguiu toda a orientação do PT nacional. Nós passamos a campanha toda repetindo isso, brigando por isso, e agora caberá à Justiça decidir e nós temos que aguardar“, afirmou Corrêa.

Votos

Bosco Saraiva obteve 55.477 votos e ficou com a última vaga para deputado federal pelo Amazonas. Marcelo Serafim teve 44.320 e ficou na 14ª posição no ranking de votos para deputado federal, conforme dados do TRE-AM.

Ação

A ação foi movida pelo Diretório Nacional do PT, que queria que a inclusão do PCdoB na coligação “Renova Amazonas”, sob pena de anulação da coligação. Também queria a Executiva Estadual do PT, em conjunto com os demais partidos coligados, escolher os suplentes da candidatura de Vanessa Grazziotin ao Senado, bem como a segunda candidatura ao Senado e seus suplentes. Esses pedidos não foram deferidos. O juiz entendeu que não cabe ao PT nacional determinar que o PSB receba o PCdoB na coligação.

“Não poderia determinar o órgão de direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), que os demais partidos integrantes da coligação escolham os suplentes de Vanessa Grazziotin e o outro candidato ao senado com seus suplentes. Nestes pontos, os pedidos afiguram-se juridicamente impossíveis, razão porque, deles não conheço", declarou o juiz Marco Antonio.

Publicidade
Publicidade