Publicidade
Cotidiano
OPORTUNIDADES

Marinha abre 31 vagas para concurso público da Escola Naval

Este ano, são ofertadas 31 vagas, sendo 19 para o sexo masculino e 12 para o sexo feminino. Inscrições abrem no dia 3 de maio e poderão ser feitas por meio de site 18/04/2018 às 16:38
Show escola naval
Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

A Marinha do Brasil abre no dia 3 de maio as inscrições para o Concurso Público de Admissão à Escola Naval com 31 vagas. Candidatos podem se registrar no site da Marinha.

Este ano, são ofertadas 31 vagas, sendo 19 para o sexo masculino e 12 para o sexo feminino, estas últimas podendo ser do Corpo de Intendentes da Marinha, Corpo da Armada e do Corpo de Fuzileiros Navais, com escolhas em igualdade de condições com os Aspirantes do sexo masculino, sendo a escolha fundamentada na meritocracia, decorrente das suas classificações durante o curso. É a primeira que vez que as Aspirantes do sexo feminino poderão concorrer ao ingresso no Corpo da Armada e no Corpo de Fuzileiros.

A taxa de inscrição é de R$ 100,00. Dentre as condições necessárias à inscrição, destacam-se: ser brasileiro nato de ambos os sexos, ter 18 anos completos e menos de 23 anos no dia 1º de janeiro de 2019, não ser casado (a) ou não ter constituído união estável e não ter filhos, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos da Escola Naval e ter o Ensino Médio completo até a data prevista em Edital.

Os candidatos farão as provas em dois dias subsequentes. No 1° dia, será aplicada prova objetiva de Matemática e Física. No dia seguinte serão aplicadas uma prova objetiva de Português e Inglês e uma Redação. As provas objetivas serão constituídas de 40 questões cada.

Após as provas, serão realizados os eventos complementares constituídos de: Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física (TAF) - composto de corrida e natação, Verificação de Dados Biográficos, Verificação de Documentos e Avaliação Psicológica, além do Período de Adaptação e o Curso de Graduação, conforme item 5 do Edital.

Além do site, os candidatos também poderão efetuar suas inscrições no Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 9º Distrito Naval, localizado na rua Bernardo Ramos, na ilha de São Vicente, Centro. No Edital, é possível consultar a lista completa das demais cidades.

Curso

O Curso é composto pelo Ciclo Escolar e pelo Ciclo Pós-Escolar (CPE). O Ciclo Escolar tem a duração de quatro anos letivos, em regime de internato. O curso é totalmente gratuito além de ser proporcionado ao aluno alimentação, uniforme, vencimentos e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

Os Aspirantes que concluírem com aproveitamento o Ciclo Escolar serão declarados Guardas-Marinha (GM) e matriculados no Ciclo Pós-Escolar (CPE). O CPE constitui um período de aprendizagem prática e instrução, conduzido conforme o Corpo a que pertence, sob supervisão da EN, com duração de 1 (um) ano letivo.

O término do CPE corresponde à graduação em Ciências Navais e habilitação para todos os cursos. Os GM que concluírem o CPE com aproveitamento receberão o Diploma de Graduação em Ciências Navais e a respectiva Ficha Histórico-Escolar e serão nomeados Segundos-Tenentes, posto em que se inicia a carreira de Oficial da Marinha.

Publicidade
Publicidade