Terça-feira, 01 de Dezembro de 2020
ELEIÇÕES 2020

Mauro Campbell assumirá vaga no Tribunal Superior Eleitoral

Amazonense, que é ministro do STJ, cumprirá mandato na corte eleitoral



mauro_campbell_18C360DE-0F52-4E09-AA1E-074A16D3F80B.jpg
21/08/2020 às 08:09

​Em sessão por videoconferência realizada ontem, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) escolheu o ministro Mauro Campbell Marques para ocupar vaga de membro efetivo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em substituição ao ministro Og Fernandes – atual corregedor-geral eleitoral –, que terminará seu mandato na corte eleitoral no próximo dia 30.

Na mesma sessão, o Pleno aprovou o nome do ministro Raul Araújo como membro substituto para o TSE, em decorrência da indicação do ministro Mauro Campbell para a vaga de titular. Ambos os ministros foram escolhidos por aclamação.



Campbell (à esquerda) vai ocupar vaga de Og Fernandes (á direita). Foto: Gustavo Lima/STJ

Quem são

Natural de Manaus, Mauro Cambpell Marques é ministro do STJ desde junho de 2008. Atualmente, integra a Corte Especial, a Primeira Seção e a Segunda Turma.

Raul Araújo nasceu em Fortaleza e foi empossado no STJ em maio de 2010. Ele atua na Corte Especial, na Segunda Seção e na Quarta Turma.

Comp​​osição

O TSE é formado por sete ministros. Três são do Supremo Tribunal Federal (STF), um dos quais é o presidente da corte. Conforme o artigo 119 da Constituição Federal, o TSE tem em sua composição dois ministros do STJ. Cabe ao TSE escolher o corregedor eleitoral entre os ministros designados pelo STJ. Completam o tribunal dois advogados, nomeados pelo presidente da República a partir de uma lista fornecida pelo STF.​

 

* Com informações da assessoria do STJ


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.