MEC divulga edital do Fies 2021; candidatos podem usar Enem de anos anteriores
Inscrições devem ser realizadas entre os dias 26 e 29 janeiro e o resultado será divulgado no dia 2 de fevereiro

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (18) o edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para ingresso no primeiro semestre de 2021. Excepcionalmente, os candidatos deverão participar do processo seletivo usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de anos anteriores.
As inscrições devem ser realizadas entre os dias 26 e 29 janeiro e o resultado será divulgado no dia 2 de fevereiro.
Pode participar do Fies 2021/1 o estudante que fez o Enem entre 2010 e 2019, que obteve média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação. Também é preciso comprovar renda de até três salários mínimos por pessoa da família.
Mudança
Devido a pandemia de coronavírus, o calendário de provas do Enem foi alterado. A versão impressa será aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e a versão digital será realizada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. O resultado será divulgado no dia 29 de março.
De acordo com o MEC, as inscrições para o Fies e o Prouni em janeiro ocorrem para não prejudicar os estudantes que buscam uma vaga em instituição privada de ensino, sem embaralhar ainda mais o calendário estudantil.